Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

CERVEIRA E TOMIÑO VOTAM ORÇAMENTO PARTICIPATIVO TRANSFRONTEIRIÇO

OPT 2019: Populações de Cerveira e Tomiño elegem atividades comuns para crianças

A realização de dois programas infantis comuns, que promovam uma maior aproximação entre as crianças dos dois concelhos vizinhos, venceu a edição 2019 do Orçamento Participativo Transfronteiriço Cerveira-Tomiño. Os projetos “Atividades Artísticas e Ambientais para a População Infantil” e “Atividades Lúdico-Educativas para umas Férias Ativas e Criativas” arrecadaram a maioria dos 800 votos contabilizados. 3ª edição do OPT ficou marcada por uma maior mobilização de entidades parceiras.

0001 (7)

Após cerca de 20 reuniões exploratórias de eventuais alianças ou desenvolvimento de projetos, a dinâmica entre as associações galego-portuguesas tornou-se intensa, através da troca de conhecimento e da partilha dos mesmos interesses e objetivos, culminando com a apresentação de seis propostas por 18 entidades dos dois lados da fronteira.

Concluído o período de votação, já são conhecidos os dois projetos vencedores com execução em 2019 e que tem como denominador comum o intercâmbio de crianças em ações lúdico-pedagógicas e os mesmos promotores - Associação de Pais do Centro Escolar da Vila, Associação de Pais do Centro Escolar do Norte, Mesa de Anpas dos Centros Educativos de Tomiño.

Um dos projetos vencedores foi as “Atividades artísticas e ambientais para a população infantil de Vila Nova de Cerveira e Tomiño” dirigidas a um limite máximo de 300 crianças entre os 3 e os 12 anos, mediante a dinamização de ações de acordo com a faixa etária. Com concretização entre abril e junho, esta iniciativa visa sensibilizar a população infantil para a ecologia através da vivência e do contacto com o meio natural e rural do território em causa.

A segunda proposta, eleita por ambas as populações vizinhas, intitula-se “Atividades lúdico-educativas para umas férias ativas e criativas” a executar entre julho e agosto do próximo ano, procurando envolver cerca de 100 crianças. Um dos objetivos deste projeto consiste na oferta de alternativas de conciliação profissional para famílias e de atenção a crianças ao terminar o período escolar, através de iniciativas de lazer ao ar livre nas férias do verão.

Apesar de não terem sido eleitas, as restantes quatro propostas – “Pensar o Corpo. Mover a Mente”; “Sustentabilidade”; “Pontes de Arte”; “AMIZ'ARTE Sem Fronteiras” – são reveladoras da vontade das diversas entidades participantes e das sinergias que podem vir a ser constituídas no futuro em prol da potenciação deste território comum.

Totalizando cerca de 800 votos, o número de participação não pode ser medido de forma transversal às diferentes edições, uma vez que todos os anos a metodologia de envolvimento da população é diferente. No OPT 2019 foram eliminadas as três áreas temáticas, permitindo um maior envolvimento e diálogo entre as associações e entidades, para além de se colocar o limite de dois votos obrigatórios por pessoa. Após a divulgação de resultados, o Comité de Gestão Estratégica Cerveira-Tomiño vai reunir informação e proceder à avaliação de todo o processo no sentido de preparar a quarta edição.

Dotado com 20 mil euros, o Orçamento Participativo Transfronteiriço é uma iniciativa inédita que integra a Agenda Estratégica de Amizade Cerveira-Tomiño, com a qual se pretende potenciar a participação pública e o poder de decisão da cidadania de ambas margens do rio Minho. O OPT é um projeto cofinanciado em 75% pelo programa INTERREG VA POCTEP de cooperação transfronteiriça, através de fundos FEDER da União Europeia.