Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

CERVEIRA É O SEGUNDO MUNICÍPIO MENOS ENDIVIDADO E “MELHOR PAGADOR” DO DISTRITO DE VIANA DO CASTELO

De acordo com os dados publicados no Portal de Transparência Municipal, Vila Nova de Cerveira é o segundo município menos endividado do distrito de Viana do Castelo. Os valores referentes ao 3º trimestre de 2015 indicam ainda que, em relação ao prazo médio de pagamento aos fornecedores, Cerveira é igualmente o segundo ‘melhor pagador’ do Alto Minho.

Portal de Transparência Municipal

Acompanhando os bons resultados do Índice de Transparência Municipal 2015, Vila Nova de Cerveira ocupa lugares cimeiros ao nível da Gestão Financeira - Qualidade da Gestão Pública e Sustentabilidade Financeira, de âmbito distrital.

Da análise divulgada no Portal da Transparência Municipal ao grau de endividamento refletido no 3º trimestre de 2015, o Município cerveirense é o segundo menos endividado dos dez concelhos do distrito de Viana do Castelo, mantendo uma tendência contínua de amortização da dívida no período em análise (2013-2015). Procedendo a uma comparação com municípios similares a nível nacional, confirma-se o bom posicionamento de Cerveira.

Relativamente ao pagamento a fornecedores, Vila Nova de Cerveira tem reduzido significativamente o número de dias, de 75 em 2013 para 31 em 2014, estando a pagar atualmente (dados do 3º trimestre de 2015) numa média de 22 dias, colocando o concelho em segundo lugar a nível distrital. Nos pagamentos em atraso, Vila Nova de Cerveira está entre seis municípios do distrito que regista uma taxa de 0,00%.

Perante os presentes resultados, o executivo realça a política de gestão financeira rigorosa, equilibrada e sustentável, com efeitos positivos concretos, que permitem continuar o trabalho de desenvolvimento para o futuro em prol da melhoria de qualidade de vida dos cerveirenses.