Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

CERVEIRA ANALISA GEMINAÇÃO CULTURAL COM MUNICÍPIO CATALÃO DE CERVERA

O Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, e as vereadoras Carla Segadães e Sónia Guerreiro, receberam, na sexta-feira, uma comitiva oriunda do município espanhol de Cervera (província de Lérida), com o intuito de avançar com uma parceria institucional. A dinâmica cultural é, desde já, o elemento mais convergente entre ambos os municípios, com a Bienal Internacional de Arte de Cerveira a ser o evento mais referenciado.

IMG_5122 (1).JPG

Ramon Font, antigo correspondente da RTVE em Portugal, acompanhado por Joan Puig i Torres e Xavier Sanz i Pereta, foram os mensageiros de uma carta do Alcalde Joan Santacana endereçada a Rui Teixeira, na qual realça as várias semelhanças entre Cervera e Cerveira, desde logo a partilha do mesmo nome, mas também o facto do número de habitantes ser muito similar (cerca de 9 mil) e os brasões coincidirem na ostentação da figura do cervo. Não obstante, Cerveira e Cervera têm origem medieval, são terras de fronteira e orgulham-se de ter um Castelo, elemento de defesa do território.

Para o Presidente da Câmara Municipal da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, “este primeiro contacto presencial permitiu aferir mais detalhadamente quais as áreas mais coincidentes entre os municípios, concluindo-se que há muita matéria propícia à criação de sinergias profícuas para o futuro”. A primeira abordagem incide na possibilidade de se estabelecer relações culturais e uma efetiva troca de experiências, “sendo a Bienal Internacional de Arte de Cerveira encarada como a oportunidade para uma aproximação inicial entre os dois municípios, não descurando boas perspetivas comerciais e industriais”.

Rui Teixeira explica que o homólogo de Cervera expressou vontade em ter a participação de Vila Nova de Cerveira na comemoração dos mil anos da atribuição da Carta de Población a Cervera (1026), na qual a condessa de Barcelona, Ermessenda, entregara as terras a três famílias de colonos, promovendo a fixação de pessoas em Cervera. “Trata-se de um acontecimento histórico muito importante e seria uma honra marcar presença e partilhar algumas das nossas semelhanças”, sublinha.

Além da Universidade e do seu núcleo histórico, Cervera é conhecida pelo forte impulso cultural e artístico, consubstanciado em diversas atividades com destaque para o AQUELARRE e o Festival Internacional de Música, e na Casa Museu Duran i Sanpere.

Cervera é a capital da comarca de Segarra, localizando-se entre a colina de Les Savines e a ribeira de Ondara, na província de Lérida, comunidade autónoma da Catalunha. Tem 55,2 km² de área e em 2021 tinha 9 328 habitantes.

De relembrar que Vila Nova de Cerveira tem formalizada uma geminação com o concelho vizinho de Tomiño, da Galiza, cuja Eurocidade foi formalmente constituída em 2016.

IMG_5126.JPG