Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

CENTRO DE TEATRO DA CÂMARA MUNICIPAL DE CABECEIRAS DE BASTO LEVA À CENA “UM MINUTO PARA DIZER QUE TE AMO”

O presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Francisco Alves, acompanhado pela vereadora da Cultura, Dra. Isabel Coutinho, assistiu no passado sábado, dia 28 de novembro, à apresentação da peça ‘Um minuto para dizer que te amo’ levada à cena pelo Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto (CTCMCB). O presidente da União de Freguesias de Refojos, Outeiro e Painzela, Leandro Campos, também marcou presença.

Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceira

Centenas de pessoas lotaram o auditório da Casa da Juventude para ver um espetáculo que, de uma maneira poética, revelou um pouco da atmosfera que envolve as pessoas com Alzheimer. A apresentação da peça contou, ainda, com uma representação da Delegação Norte da Alzheimer Portugal e com a responsável pelo Gabinete de Cabeceiras de Basto da Alzheimer Portugal, Dra. Rita Teixeira.

Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceira

A abordagem desta forte realidade encontra a poesia do teatro neste texto do premiado autor brasileiro Luiz de Lima Navarro que, inspirado na sua própria história de vida, criou obras que revelam a força e a incessante dedicação no estímulo das memórias das pessoas que enfrentam todos os dias o esquecimento. Um minuto para dizer que te amo conta a história de Lúcio e do seu pai, portador de Alzheimer. Os dois embarcam numa aventura lúdica à procura das melhores lembranças e deparam-se com conflitos e a certeza de que só um amor incondicional é capaz de transformar todas as adversidades.

Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceira

A vontade de construir uma peça à volta deste tema surgiu a partir de uma ideia em conjunto com o Gabinete de Alzheimer de Cabeceiras de Basto e pretende desmistificar este mal que atinge um grande número de pessoas em todo o mundo. O CTCMCB, enquanto projeto cultural e social, abraçou o desafio e viu nele a oportunidade de aproximar a comunidade de um conteúdo tão importante na atualidade, sobretudo pelo considerável envelhecimento da população portuguesa nos últimos anos.

Uma encenação verdadeiramente emocionante!

FICHA ARTÍSTICA

TEXTO: Luiz de Lima Navarro

ENCENAÇÃO: Neto Portela

ELENCO: Roberto Moreira e Tiago Teixeira

DESENHO DE LUZ E SOM: Neto Portela

DIREÇÃO TÉCNICA, CENOGRAFIA E FIGURINOS: Joana Veloso

PRODUÇÃO: CTCMCB – Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto APOIO: Gabinete de Alzheimer de Cabeceiras de Basto, Alzheimer Portugal e CMPPICB - Comissão Municipal de Proteção de Pessoas Idosas de Cabeceiras de Basto.

REALIZAÇÃO: Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto

Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceira