Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

CENTRO DE ESTUDOS REGIONAIS DE VIANA DO CASTELO PROMOVE CONFERÊNCIA SOBRE RELIGIOSIDADE POPULAR COM ALBERTINO GONÇALVES

Religiosidade popular, resistência e adaptação à mudança

No próximo dia 7 de junho, realiza-se mais uma conferência integrada no Ciclo de Estudos “Crenças religiosas e mudanças culturais”, iniciativa do Centro de Estudos Regionais. Albertino Gonçalves apresenta a comunicação intitulada “Religiosidade popular: resistência e adaptação à mudança”. A sessão decorre na Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, às 17.00 horas, tendo entrada livre.

1915247_100450929980529_8110794_n

Albertino Gonçalves, natural de Melgaço, é licenciado em Sociologia pela Universidade de Paris V – Sorbonne (1981) e doutorado em Sociologia pela Universidade do Minho (1994), onde fez a agregação no grupo disciplinar de Sociologia (2005). Tem lecionado, integrado no Departamento de Sociologia, do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, disciplinas da área da metodologia das ciências sociais e da sociologia da cultura, dos estilos de vida e da arte. É autor dos livros Imagens e Clivagens – Os Residentes face aos Emigrantes (Afrontamento, 1996), Impactos Económicos e Sociais. Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura (com Rui Vieira de Castro, Francisco Carballo-Cruz, João Cerejeira e Luís Amaral, 2013), A Idade de ouro do postal ilustrado em Viana do Castelo (2011) e Vertigens. Para uma sociologia da perversidade (Edições Húmus, 2017), entre outros. Coordenou a avaliação do impacto cultural de Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura, a criação do “Espaço Memória e Fronteira”, em Melgaço e o “Projeto Dar Vida às Letras”, na Comunidade Intermunicipal do Vale do Minho, entre outras. As suas áreas de investigação incluem os estilos de vida e sociologia da cultura, os rituais coletivos e as identidades e imaginários contemporâneos.

O Ciclo de Estudos “Crenças religiosas e mudanças culturais” é uma iniciativa do Centro de Estudos Regionais que visa criar um espaço de partilha de conhecimento e debate de ideias, sem propósitos confessionais. O ciclo é composto por um conjunto de conferências, abertas a todos os interessados, onde diversos investigadores e especialistas dão conta das mudanças e reconfigurações do fenómeno religioso no passado e nos nossos tempos. Desde janeiro passado apresentaram comunicações Helena Vilaça, Pedro Pereira, Clara Saraiva, Marina Pignatelli, Donizete Rodrigues e Paulo Mendes Pinto. Paralelamente, desenvolve-se um conjunto de visitas culturais.

Conferência_Albertino Gonçalves