Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

CENTRO DE ESTUDOS REGIONAIS APRESENTA REVISTA "ESTUDOS REGIONAIS" EM VIANA DO CASTELO

Apresentação pública da Revista Estudos Regionais

No próximo dia 15 de novembro (quinta-feira), o Centro de Estudos Regionais apresenta o número 12, da segunda série, da revista Estudos Regionais. O lançamento público decorrerá na Sala Couto Viana, da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, às 17.00 horas. A apresentação estará a cargo da Profª. Doutora Alexandra Esteves, doutorada em História pela Universidade do Minho, docente na Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa e investigadora do Laboratório de Paisagens, Património e Território (Lab2PT).

RER 12

A revista Estudos Regionais é uma publicação de periodicidade anual, editada pelo Centro de Estudos Regionais, que conta com a colaboração de investigadores de diferentes áreas no domínio das Ciências Sociais e Humanas. Coordenada cientificamente pela Profª Doutora Glória Solé, docente na Universidade do Minho, a publicação é composta por 260 páginas e apresenta estudos, artigos e recensões da autoria de António Cardoso, António Matos Reis, António Pimenta de Castro, Aurora Rego, Goretti Barros, Henrique Rodrigues, Horário Faria, Ivone Magalhães, José Carlos Loureiro, José Rodrigues Lima, Liliana Neves, Maria Olinda Rodrigues Santana, Pedro Pereira e Rui Maia. O design é da responsabilidade de Rui Carvalho. A edição é apoiada pela Fundação Caixa Agrícola do Noroeste. A revista Estudos Regionais é um projeto editorial duradouro (perfaz, com a presente edição, 37 anos de publicação consecutiva, considerando a 1ª série), do Centro de Estudos Regionais que completa este ano 40 anos de atividade em prol do estudo, divulgação e defesa do património regional.     

Alexandra Esteves é doutorada em História Contemporânea pela Universidade do Minho. Professora Auxiliar com Agregação também em História Contemporânea, exerce funções docentes na Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais – Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa, de cuja Direção também faz parte, e onde tem assumido a coordenação de cursos de licenciatura e mestrados.

Lecionou na Universidade do Minho, no Instituto Politécnico de Viana do Castelo (Escola Superior de Educação) e na Universidade Unisinos (Brasil). É investigadora integrada do Centro de Investigação Laboratório de Paisagens, Património e Território (Lab2PT), do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, investigadora colaboradora do Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos da Universidade Católica Portuguesa e membro do Instituto de Estudos da Religião desta instituição, fazendo parte do seu Conselho Científico.

Nos últimos anos, a sua atividade investigativa tem-se desenvolvido nas áreas da História Social e da História da Assistência, centrando-se nas questões relacionadas com a saúde, a doença, a marginalidade, a violência e as prisões, bem como da História do Turismo, do Lazer e das Sociabilidades, entre os séculos XVIII e XX. É autora, coautora e coordenadora de diversas obras e capítulos de obras e tem dezenas de artigos científicos publicados em livros e em revistas da especialidade de diversos países.

A sessão de apresentação é pública.

Os associados do Centro de Estudos Regionais, com as quotas atualizadas, recebem um exemplar da revista.  

A Direção do Centro de Estudos Regionais