Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

CELORICO DE BASTO SENSIBILIZA AS CRIANÇAS PARA A DEFESA DO AMBIENTE

“Bartolomeu, o Eco-Mosqueteiro” ensina as crianças do 1º ciclo em Celorico de Basto

Terminou ontem, 30 de outubro, a campanha de sensibilização e educação ambiental promovida pela Suma com o apoio da Câmara Municipal, através do departamento de ambiente, visou despertar as crianças para o respeito a ter pelos outros e pelo ambiente. A ação foi dirigida às crianças do primeiro ciclo de estudos do Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto.

ecomosqueteiro

A ação foi monitorizada por uma técnica da Suma devidamente credenciada, Angela Vieira, que expôs às crianças, de forma lúdica e interativa, comportamentos de proteção do Ambiente e de prática da Cidadania incidindo na apresentação e distribuição do livro e do CD “Bartolomeu, o Eco-Mosqueteiro”.

O vereador do Ambiente, Fernando Peixoto, presente na ação, referiu a importância destas iniciativas para incutir comportamentos de cidadania. “As nossas crianças são os Homens de amanhã e por isso torna-se fundamental atuar para as consciencializar para o respeito a ter para com o meio ambiente e, simultaneamente, pelos outros. Ao mesmo tempo, sabemos que as crianças conseguem, de forma direta e indireta, com gestos e comportamentos corretos, levar a uma tomada de consciência dos adultos para o respeito a ter para com o meio ambiente”, disse.

Para concretizar os objetivos desta iniciativa, ensinar e consolidar comportamentos de proteção do Ambiente e de prática da Cidadania, foi criada uma estória de encantar, bem apreciada pelas crianças, que aborda, entre outras regras, a política dos 5 R’s - Reduzir, Reutilizar, Reciclar, Respeitar e Responsabilizar - que distingue como Eco-Mosqueteiros todos os que as cumprirem. Complementarmente, foram concebidas atividades e jogos para os mais novos realizarem de forma a consolidarem e praticarem os conceitos apreendidas.

A adesão a práticas pró-ambientais e a consciencialização para a partilha de responsabilidades é uma questão que toca a todos. Assim, através do Livro e do CD “Bartolomeu, o Eco-Mosqueteiro”, entregue aos docentes, e de crachás “Eco-Mosqueteiro em ação” e lápis de carvão “Um por Todos e Todos pelo Ambiente!” entregues aos alunos, pretende-se a divulgação dos conteúdos veiculados junto dos pais, amigos e familiares das crianças.

Nesta última ação participaram as crianças, os professores, o vereador da Cultura, o diretor Técnico da SUMA, José Machado, técnicos do município, entre outros.