Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

CELORICO DE BASTO REALIZA TERTÚLIA SOBRE “CHÁS E INFUSÕES”

Celorico de Basto recebeu a última atividade de cartaz da Festa Internacional das Camélias. A iniciativa “ As ervas aromáticas descobrem o chá”, tertúlia e provas, decorreu ontem, 30 de março, no Parque de Campismo, com uma plateia de “apaixonados” por chá e ervas aromáticas.

chá e infusões (2)

 Na sessão foram esclarecidas algumas dúvidas sobre o chá inclusive o facto de ser produzido a partir da camélia sinensis, vulgarmente conhecida como “chá”. A principal ação desta tertúlia visou distinguir o chá das infusões.

Foram preparadas várias provas e os presentes puderam assim observar as diferenças entre “estes dois mundos”.

Para explicar as particularidades do chá esteve presente uma oradora da empresa “Chá Camélia” e para explicar as particularidades das infusões marcou presença uma oradora do “Cantinho das Aromáticas”.

Durante a sessão, os presentes provaram as infusões de manjericão e hortelã vulgar e verificaram propriedades particulares com destaque para o intenso aroma e o paladar. Estas ervas são usadas em produtos farmacêuticos, cosmética, gastronomia e outros. Quanto ao chá o destaque incidiu no chá verde e na sua complexidade. Segundo a oradora “ o chá verde é o chá japonês mais saudável pois na produção é usado um tratamento de vaporização que conserva todas as vitaminas e minerais. Apesar do chá ser oriundo da china os japoneses aperfeiçoaram a sua produção sendo um produto que deriva da agricultura biológica com uma produção tradicional e natural”.

Durante a sessão os presentes provaram duas variedades de chá verde o Bancha, produzido a partir de folhas mais desenvolvidas e o Sencha, produzido a partir de folhas novas e pouco desenvolvidas, de acordo com a oradora “um produto gourmet”.

O chá verde bebido com regularidade apresenta propriedades que podem prevenir uma série de doenças com enfase para o colesterol alto, a hipertensão, transtornos circulatórios, osteoporose e muitas outras, obviamente com a preparação correta deste produto.

Houve ainda tempo para a prova do chá Príncipe que é uma mistura entre o chá verde japonês e erva-príncipe portuguesa.

No fim da sessão os presentes mostram-se satisfeitos e puderam adquirir os produtos expostos, ervas aromáticas e chá verde.

chá e infusões (1)