Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

CELORICO DE BASTO PROPÕE VINDIMA NA QUINTA DE SANTA CRISTINA

Programa de vindima na Quinta de Santa Cristina na Região Demarcada dos Vinhos Verdes

A vindima representa o culminar de um ano de trabalho árduo, sendo também um momento de celebração da vinha e do vinho onde se revivem tradições. A Quinta de Santa Cristina, em Celorico de Basto, na Região Demarcada dos Vinhos Verdes, propõe a descoberta dos segredos desta época tão especial, pelo que terá disponível um programa de vindimas entre 17 de setembro e 12 de outubro. Os visitantes poderão participar na vindima e desfrutar de um piquenique composto por petiscos típicos da gastronomia regional, numa experiência que tem início às 10h30.

image002

O programa começa com um “Welcome Drink”, onde será possível degustar o espumante Quinta de Santa Cristina, acompanhado por doce regional.

Após a entrega do kit de vindima (composto por uma t-shirt, chapéu de palha e uma garrafa de água), será dada uma pequena explicação sobre o processo de vindima. Parte-se depois para um passeio pelas vinhas, observando as diferentes castas e, munidos de tesouras, os visitantes serão convidados a participar ativamente na vindima.

Após a apanha da uva, os participantes terão a possibilidade de conhecer a adega e todo o processo de vinificação. No dia em que estiver a decorrer a apanha das castas tintas, os visitantes poderão ainda usufruir da experiência da pisa a pé das uvas no tradicional lagar de granito.

Na hora de almoço, será servido um piquenique regional, junto à vinha, sendo possível degustar alguns petiscos típicos da região, como bolinhos de bacalhau, salada de bacalhau, salada de tomate, alheira grelhada, panados e rissóis, broa de milho, enchidos e queijo, compota e tostas, acompanhadas por vinhos Quinta de Santa Cristina.

No final, previsto pelas 14h30, será entregue um diploma de participação a todos os visitantes.

O programa está disponível para um mínimo de 2 pessoas e um máximo de 16 pessoas, aconselhando-se o uso de roupa e calçado confortável. O preço por adulto é de 45 euros e o preço para crianças (4-16 anos) é 22,50 euros. A marcação é obrigatória e está sujeita à disponibilidade e deve ser feita com uma antecedência mínima de 48 horas para o e-mail enoturismo@garantiadasquintas.com ou telemóvel +351 912 527 396.