CELORICO DE BASTO PREPARA-SE PARA ACOLHER A 3ª EDIÇÃO DA VILL’AROMÁTICA
Evento afirma-se como uma celebração da flora local e das suas potencialidades em diferentes áreas do saber.
Nos dias 16, 17 e 18 de maio de 2025, Celorico de Basto acolhe a 3ª Festa das Plantas Aromáticas e Medicinais de Celorico de Basto, um evento que celebra a biodiversidade, os sabores tradicionais, o bem-estar e a sustentabilidade, com diversas atividades para todas as idades, a decorrer na Casa da Terra, na Praça Albino Alves Pereira e em locais específicos do concelho.
No primeiro dia do evento, dia 16 de maio, a partir das 18h00, terá lugar a abertura oficial da Vill´Aromática com visita ao Mercado Aromas&Sabores, que oferece uma multiplicidade de produtos gastronómicos acompanhada por uma programação cultural diversificada.
Em simultâneo, será inaugurada a exposição de pinturas “Estendal de Aromáticas” com obras realizadas pelos alunos do 3ºciclo e do ensino secundário da Escola EB/S do Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto.
A animação musical chega com a atuação “Cantiga da Erva Cidreira” apresentada pelo grupo Andorinha Astuta.
Ainda neste dia, o público poderá participar da oficina “Grinaldas & Coroas com plantas aromáticas e medicinais”, dinamizado pelo projeto Toca Sonhos, e visitar o espaço dedicado à aromaterapia e outras terapias naturais que contará com a presença de várias entidades e terapeutas, entre os quais FisioMoura, Centro Terapêutico da Mota Saúde e Vida & CENIF, Jacinta Leite, Reflexologia, Aromaterapia e Energia Universal, Espaço Alfazema, Terapeuta Maria Ribeiro, Tânia Pereira, Proud Clinic.
A noite termina com um concerto às 21h45 protagonizado pelo Grupo de Cavaquinhos da Escola Profissional Agrícola Eng Silva Nunes.
O segundo dia, 17 de maio, começa cedo, às 9h00, com a caminhada “Trilhos das Aromáticas”, promovida pela Associação Bastomove.te.
Das 10h30 às 12h30, decorre uma aula andante sobre vegetação silvestre comestível e medicina intitulada “Plantas Insubmissas- A Recoletora “, conduzida pela reconhecida herbalista Fernanda Botelho, na Lavoura da Bouça em S. Romão do Corgo.
Durante a tarde das 14h00 às 24h00, o Mercado Sabores e Aromas estará novamente em funcionamento.
Paralelamente, das 14h00 às 19h00, poderá visitar a banca pedagógica “Semear e Cuidar do Ambiente”, promovida pela Resinorte. Iniciativa que se repete no dia seguinte com o mesmo horário.
Ainda neste dia, a partir da 14h30, decorrem, na casa da Terra, as II Jornadas para a Valorização do Território - Paisagens de Celorico, que contará com a participação de Fernanda Botelho, do ICNF (Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas), da especialista Alice Montanha e da Escola Profissional Agrícola Eng Silva Nunes.
Entre as 14h30 e as 23h00, o espaço dedicado à Aromaterapia e Outras terapias naturais, estará novamente disponível ao público.
Às 15h30 decorre uma oficina de culinária silvestre com plantas espontâneas, orientada pela Chef Maria Tavares, no Moinho Parque Urbano do Freixieiro.
O dia termina com mais um momento musical, um concerto de música tradicional às 21h30, protagonizada pelo grupo Trigueirinha, no mercado Aromas & Sabores.
O último dia, 18 de maio, começa às 10h00 com a oficina “Lanterna de Aromas da Primavera”, dinamizado pela Forest School Leader Márcia Carvalho, no Parque de Boques.
Das 10h30 às 12h30, o evento volta a receber a aula andante sobre vegetação Silvestre Comestivel e Medicinal “Plantas Insubmissas” promovida pela Recoletora com a herbalista Fernanda Botelho, desta vez na Quinta da Escola Profissional Agrícola Eng Silva Nunes.
Durante todo o dia, das 11h00 às 18h00, haverá animação itinerante pelo Grupo Coletivo Capela, que voltará a atuar num concerto ao final do dia. O Mercado Sabores & Aromas funcionará das 11h00 às 20h00, e o espaço Aromaterapia e Outras Terapias Naturais estará disponível das 11h00 às 19h00.
A partir das 15h00, decorre a oficina “Kit Herbal de Primeiros Socorros”, com a herbalista Alice Montanha, para inscritos. No mesmo horários decorre a oficina livre de ilustrações de postais, dinamizada novamente pelo grupo Andorinha Astuta, a decorrer na Praça Albino Alves Pereira.
Às 17h30, o Grupo Coletivo Capela encerra a programação artística com um último concerto de música tradicional.
O encerramento oficial da Vill´Aromática está marcado para as 20h00.
Este evento contará ainda com animação permanente, decoração temática, gastronomia e artesanato, proporcionando uma experiência única de contacto com a natureza, o saber ancestral e os produtos locais.
A vill’aromática é de entrada livre e afirma-se como uma celebração da flora local e das suas potencialidades em diferentes áreas do saber. Uma exaltação à natureza, à valorização do território, à ruralidade.