Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

CELORICO DE BASTO GEMINA-SE COM CAMBADOS (GALIZA)

Comitiva de Celorico de Basto visita Cambados para celebrar acordo de Geminação

Uma Comitiva do Município de Celorico de Basto esteve ontem, 23 de maio, no concelho de Cambados, na Galiza, Espanha, para assinar o protocolo de geminação com aquele Município.

Cambados dista de Celorico de Basto 207,9 Kms e é a terra do alvarinho e das camélias.

Este protocolo firmado entre o Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva, e a Alcadesa do Ayuntamiento de Cambados, Fátima Abal Roma, teve lugar nos paços do Concelho de cambados com a cerimónia de assinatura do respetivo acordo seguindo-se o descerramento da placa evocativa relativa a esta data histórica para os dois concelhos.

_DSC7044.jpg

“Hoje celebramos a 1ª parte de um protocolo de Geminação que será certamente, muito benéfico para ambos os Municípios envolvidos. Começamos por desenvolver relações través da participação bilateral nas respetivas atividades promovidas no âmbito da valorização das camélias e, com o passar do tempo verificamos que temos muito mais em comum. Este acordo será uma forma de consolidar este intercâmbio de interesses a nível cultural, social e económico, entre Municípios relativamente próximos e que só têm a ganhar com esta geminação” disse o autarca de Celorico de Basto.

No mesmo sentido de pensamento, Fátima Abal Roma disse que esta ideia de criar esta geminação surgiu porque “temos muitas coisas em comum, somos regiões que estão muito próximas geograficamente e as nossas culturas também estão muito próximas porque são similares e parecidas. Há três anos a esta parte que desenvolvemos a Feira Internacional da camélia e pensamos desenvolver um pouco o mundo das camélias, acabamos por tomar conhecimento que Celorico de Basto fazia a Festa Internacional das Camélias e começamos a participar na festa, a base desta geminação, depois surgiram novas relações, novas perspetivas de Municípios muitos similares e que poderiam beneficiar de uma ligação mais efetiva”.

A comitiva de Celorico de Basto composta, para além do Presidente, pelo Vereador da Cultura de Celorico de Basto, Fernando Peixoto, o vereador, Eduardo Magalhães, Fernando Vilas Boas e Tiago Gonçalves, Membros do Comité de Geminação e Relações Internacionais, e Marlene Silva, Esposa do Presidente, foi recebida pela alcadesa de Cambados, por Victor Riva, concelleiro da Cultura, José Varela, concelleiro do Enoturismo, Xurxo Trigo Concelleiro de Economia, Luís Aragunde Aragunde, candidato á alcadía do PP, e pelo Presidente da Associação Ibérica da Camélia, José Maria Mouta.

Após o almoço no Parador de Cambados, e as cerimónias oficiais de assinatura do protocolo de geminação, decorreu uma troca de lembranças entre ambos os Municípios com a entrega da bandeira de Celorico de Basto à alcadesa de Cambados entre outras oferendas.

Seguiu-se um passeio pelas ruas mais históricas desta cidade e uma visita ao Pazo de Fefiñanes, uma quinta do século XVI, com características muito próprias, reconhecida pelo alvarinho que produz, amplamente galardoado com prémios nacionais e internacionais.

As cerimónias que consolidam oficialmente este protocolo de geminação, no qual se prevê uma partilha cultural, social e económica, terminam no dia 29 de maio com a assinatura deste acordo no Município de Celorico de Basto.

_DSC7054.jpg

_DSC7085.jpg

_DSC7135.jpg

_DSC7199.jpg