CELORICO DE BASTO EXALTA VIDA E OBRA DE CAMÕES EM CERIMÓNIA COMEMORATIVA
![]()
Foi numa cerimónia comemorativa que o Município de Celorico de Basto celebrou os 500 anos do nascimento de Luís Vaz de Camões. A cerimónia decorreu esta sexta, no Centro Cultural Marcelo Rebelo de Sousa e contou com a presença da escritora Isabel Rio Novo e o escritor Carlos Maria Bobone, autores de biografias do poeta e que destacaram a sua importância na cultura lusitana.
Pedro Lamares foi o ator convidado para a dizer poesia, um momento que deixou a plateia rendida, à semelhança das interpretações do coro da Academia de Música de Basto, que se inspirou na poesia de Camões para criar músicas originais.
Toda a cerimónia foi idealizada pelo patrono da Cultura do Município de Celorico de Basto, Afonso Valente Batista, a quem o Presidente da Câmara Municipal tece os mais rasgados elogios pela forma como vive a cultura e a transmite. “Estou muito orgulhoso do trabalho que o Afonso tem vindo a desenvolver em prol da cultura local, esta iniciativa é o expoente dessa entrega e dedicação. Celebrar Camões é enaltecer a nossa língua, a nossa história, a nossa poesia, a nossa cultura. O poeta é uma inspiração, uma referência e cabe a cada um de nós, dar continuidade ao Portugal por ele sonhado, e hoje tão bem retratado pelos nossos ilustres convidados”. Disse José Peixoto Lima que “hoje ficamos mais ricos pelo conhecimento que nos foi transmitido e orgulhosos das nossas gentes que tão bem cantaram e disseram poesia, um caminho que estamos a trilhar na arte, na cultura, na poesia”.
Durante cerca de duas horas foi apresentada a vida e obra de Camões, um momento que Afonso Valente Batista destaca como “inspirador”. “Estou satisfeito com o resultado desta iniciativa, a cultura tem que ser trabalhada sempre, continuamente, para que as gentes ganhem hábitos e se “alimentem” da mesma. Tivemos um painel riquíssimo, com oradores conceituados com um vasto conhecimento sobre a vida e a obra de Camões. Tivemos ainda Pedro Lamares que nos brindou com poemas ditos de forma cativante. Interpretação também excelente dos alunos do concurso “Leituras no Douro, Tâmega e Sousa” e do ator local que demonstraram a riqueza deste concelho na cultura”.
Foram ainda apresentados trabalhos inspirados no poeta e na sua obra da autoria dos alunos do Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto.
Uma cerimónia que encheu o Centro Cultural e mostrou que a cultura está bem viva em Celorico de Basto.
Esta iniciativa contou ainda com a presenta do Diretor da Cultura do Norte e vice-Presidente da CCDR-N, Jorge Sobrado, que enalteceu o evento e afirmou que a “o centro Cultural está onde nós quisermos fazer, Celorico hoje, ao fazer este encontro, esta conferencia, mudou, de algum modo, uma centralidade habitual da cultura, temos que desvirtuar que só pode haver qualidade e oferta artística nos grandes centros urbanos. O município dá passos, sinais de querer aqui um polo cultural confinando dois mundos que dificilmente costumam resultar, o mundo da erudição, da academia, da ciência, da investigação, com o mundo da aprendizagem e da atividade artística comunitária. Jorge Sobrado acrescenta que celebrar Camões é celebrar “o alfabeto das nossas emoções, e encontramos em Camões o nosso contemporâneo, no seu carácter contraditório, paradoxal, humano, demasiado humano, cheio de contradições, de peripécias…” O Diretor da Cultura do Norte acrescentou que “não era possível imaginar os Camões sem uma biblioteca, a cultura é transformadora de um território. É um prazer testemunhar esta aposta de Celorico, na CCDR-N estamos especialmente atentos e a preparar também instrumentos de apoio aquilo que são equipamentos e serviços culturais de base do território, não apenas para as infraestruturas, equipamentos, digitalização mas também para aquilo que se chama hoje a mediação cultural dos serviços educativos. Assim, testemunhando este momento, deixo uma palavra de estimulo, e que estamos a acompanhar esta aposta, sabendo que a cultura é o agente mais transformador de um território”.
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()