Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

CELORICO DE BASTO DINAMIZA CAMPANHA "VIOLÊNCIA, NÃO!"

Uma iniciativa dinamizada pelo Projeto Laço Branco que alcançou mais de 50 pessoas

O projeto Laço Branco é uma iniciativa da Fundação António Joaquim Gomes da Cunha (Cabeceiras de Basto), financiada pelo Programa Operacional Inclusão Social e Empreso (PO ISE), pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG), pelo Portugal 2020 (PT2020) e União Europeia/Fundo Social Europeu (EU/FSE).

DSC_7004.JPG

Um dos objetivos centrais do projeto é “prevenir a ocorrência de situações de violência, de estigmatização e marginalização contra a população portadora de deficiência, desocultando o fenómeno e trazendo-o para discussão pública, numa perspetiva de apoiar e proteger aquela população, ampliando e consolidando a intervenção já desenvolvida pela entidade promotora”, referiu Sandra Neto, Psicóloga Clínica.

As pessoas portadoras de deficiência podem apresentar maiores dificuldades na efetivação plena dos seus direitos, posicionando-se em situação de maior fragilidade e contribuindo, consequentemente, para um aumento dos fatores de risco. Foi neste enquadramento que o Projeto Laço Branco dinamizou a Campanha de Sensibilização “Violência, Não!”, que decorreu na Associação de Solidariedade Social de Basto.

A ação, dinamizada por Sandra Neto, teve como objetivo estimular aquelas pessoas a não tolerar a violência e a denunciá-la, se isso se aplicar. Adaptando a linguagem à população alvo, pretendeu-se demonstrar que, de uma lista de atitudes e comportamentos referidos, há uma série deles que configuram o crime violência doméstica. Assim, “explicou-se que a presença de um ou mais destes comportamentos pode significar que é vítima de violência física, psicológica e/ou sexual e que a violência doméstica é crime e, por conseguinte, deve ser denunciada (ex: aos/às técnicos/as que o/a acompanham)”, referiu a Psicóloga Clínica, Sandra Neto.

A Campanha “Violência, NÃO!” pretende alcançar 50 pessoas portadoras de deficiência, dos concelhos de Celorico de Basto e de Cabeceiras de Basto, contando já com a participação da Associação de Solidariedade Social de Basto.

O projeto Laço Branco tem vindo a desenvolver diversas iniciativas com impacto regional, nomeadamente dirigida a profissionais de IPSS`s, comunidade em geral, estudantes universitários, entre outros.