Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

CELORICO DE BASTO CELEBROU O DIA INTERNACIONAL DO IDOSO

dia do idoso (1).jpg

Uma efeméride com relevância efetiva no concelho de Celorico de Basto considerando os serviços de proximidade que existem em beneficio dos idosos como é o caso do programa Celorico a Mexer.

Foi com um dia inteiro de atividade, que o Município de Celorico de Basto celebrou o Dia Internacional do Idoso, comemorado anualmente a 1 de outubro.

Uma verdadeira festa que iniciou com uma aula de ginástica, ao som de grandes músicas portuguesas, seguindo-se um almoço e uma tarde de animação com o grupo Kantobasto a apresentar o seu repertório.

Os idosos, “visivelmente felizes”, desfrutaram da iniciativa que procura ser mais uma forma de “promover e reconhecer o valor dos nossos idosos, aproximá-los o mais possível da vivência comunitária, e desfrutar do muito que têm para oferecer, a sua experiência, histórias de vida,  conhecimento” reforçou o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima.  Estas celebrações contaram com a participação dos idosos que integram o programa Celorico a Mexer, “um programa que existe para dar colo, aconchego e segurança aos nossos idosos e que está a aberto a todos os que queiram fazer parte. Queremos que os nossos idosos tenham uma velhice confortável e feliz e por isso, articulamos todos os esforços para lhes dar as melhores condições de vida” assegura o autarca. A exemplo deste objetivo claro, o edil celoricense não pode deixar de acrescentar que muito em breve, “a meados deste mês, teremos em funcionamento a Unidade de Internamento e Reabilitação no nosso Centro de Saúde, para que possa servir de retaguarda na convalescença de uma qualquer situação de saúde sobretudo para este grupo mais vulnerável, os idosos, e possa assim, permitir que recuperem perto de suas casas e da família”.

Esta celebração  mostra-se um momento de alegria, “aqui somos felizes, dançamos, cantamos, convivemos, e desfrutamos destes belo almoço que nos servem sempre, não há programa melhor que este, não há terra melhor que a minha” disse António Teixeira, presente na celebração.

Palavras que são motor impulsionador para continuar o trabalho desenvolvido neste programa. “Esta alegria dá-nos alento e reforça a necessidade de valorizar cada vez mais iniciativas de proximidade como o Celorico a Mexer. Um programa que promove a vida ativa, saudável e participativa, e que combate o abandono, a solidão, o sedentarismo” reforça Helena Martinho, Coordenadora da Ação Social e Saúde do Município.

dia do idoso (2).jpg

dia do idoso (3).jpg

dia do idoso (4).jpg

dia do idoso (5).jpg

dia do idoso (6).jpg

dia do idoso (7).jpg