CELORICO DE BASTO APRESENTA PORTAL GEOGRÁFICO NA INTERNET
Município de Celorico de Basto apresentou o Geoportal - Portal Geográfico do Município
Plataforma interativa, está oficialmente online, a partir de ontem, 06 de novembro, e permite acesso de todos os munícipes
“Esta ferramenta, agora ao serviço de todos os cidadãos, surge na sequência de aproximar as pessoas do Município na mesma ótica do que tem vindo a acontecer com os espaços Cidadão mas neste contexto em formato digital sendo possível aceder de qualquer lugar” disse o Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva, na sessão de apresentação do Geoportal. “Vivemos na era da globalização em que se tem acesso a quase tudo de qualquer lugar do planeta, uma era exigente ao nível das tecnologias que é muito do nosso interesse no que concerne à evolução e clarificação dos processos. Por isso, apresentamos uma plataforma com múltiplas ferramentas, simples, prática e funcional que tem também por objetivo aprimorar a qualidade de quem trabalha nestas áreas” reforçou o autarca. Joaquim Mota e Silva disse ainda mostrar-se especialmente satisfeito com este projeto pelo facto de “poder receber as reclamações e sugestões no Município de forma célere para que possam, quase automaticamente, ser tratadas com a maior brevidade possível. Esta aproximação com os cidadãos é, de facto, um grande passo”.
A hiperligação de acesso ao geoportal está disponível em vários locais da página do Município de Celorico de Basto (www.mun-celoricodebasto.pt ) e divide-se em quatro módulos, o Mapa Interativo, a Consulta de Planos, a Emissão de Plantas de Localização e por fim, Sugestões e Reclamações.
“A apresentação deste Geoportal deixa-me muito orgulhoso porque é um trabalho que temos vindo a desenvolver há meses e que demonstra a efetiva aproximação aos cidadãos e a maior clarificação dos processos. Este portal irá permitir, de forma interativa, disponibilizar ferramentas muito uteis a todos os cidadão. Ainda temos algumas arestas para limar mas também, em parceria com os presidentes de junta iremos aprimorar a informação já disponível e tornar esta plataforma cada vez mais completa e uma mais-valia para todos” disse o Diretor de Departamento de Planeamento da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima.
Efetivamente, o geoportal tem como objetivo, o acesso, através de um conjunto modular de aplicações inovadoras, que aliam as potencialidades de um Sistema de Informação Geográfica (SIG), com as potencialidades de acesso, transferência, visualização e manipulação de informação da Word Wide Web (WWW), a toda a informação geográfica existente.
Esta plataforma, interativa e de fácil utilização, vem responder a uma premente necessidade de disseminação de informação geográfica do nosso território, tendo por objetivo proporcionar a todos os técnicos, decisores, munícipes e população em geral, de uma forma totalmente livre e dinâmica, cartografia multicodificada às escalas 1:10 000 e 1:2 000, Ortofotomapas, Planos Municipais de Ordenamento do Território (Plano Diretor Municipal, Plano de Urbanização da Vila de Celorico de Basto e Planos de Pormenor), equipamentos, informação turística e informação diversificada.
As ferramentas agora disponibilizadas apostam no direito ao acesso à informação e na transparência dos processos de decisão, contribuindo para a simplificação dos procedimentos e melhoria da eficiência dos serviços prestados por esta autarquia. Com as aplicações Consulta dos Planos Municipais de Ordenamento do Território (PMOT´s) e Emissão de Plantas de Localização, pretende-se dar, não só o cumprimento da Lei n.º 56/2007 de 31 de Agosto, mas também a optimização de todo o processo de gestão e decisão.