Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

CELORICO DE BASTO APRESENTA O TÉNIS NA PROMOÇÃO DO ESTILO DE VIDA ATIVO

Escolas básicas do Concelho de Celorico de Basto receberam equipamentos desportivos para a prática do ténis.

_DSC6629.jpg

A Associação Juvenil “A Pérola”, agora com uma vertente desportiva, tem vindo a articular todos os esforços para consolidar a prática do ténis no concelho, objetivo partilhado com o Município de Celorico de Basto que, em uníssono, promoveram uma entrega de material desportivo direcionado ao ténis, aos alunos das escolas básicas dos 4 centros urbanos do concelho.

O objetivo é levar a modalidade às escolas, iniciativa aceite pelo Agrupamento de Escolas, para fomentar o gosto, desde tenra idade, mas também criar condições para que os jovens e adultos possam praticar este desporto.

“Esta é mais uma modalidade apoiada pelo Município de Celorico de Basto, uma atividade física com muitos benefícios para a saúde das crianças, jovens e adultos. Nas escolas básicas as crianças poderão praticar a modalidade nos polidesportivos que terão, a curto prazo, as redes fixadas e contarão com os professores de educação física do Município para ensinar a modalidade. Ao mesmo tempo cedemos o gimnodesportivo da Mota à Associação Juvenil “A Pérola” e os recursos humanos necessários para que a modalidade possa estar disponível para os jovens e adultos que queiram ingressar pela prática deste desporto”, disse Joaquim Mota e Silva, Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto. O autarca verificou que “esta é uma modalidade dispendiosa e por isso raramente praticada em escolas ou clubes contudo, com a entrega deste material, com os equipamentos e recursos humanos estão criadas as condições para que a mesma se pratique como desporto escolar”.

 Este projeto do ténis prevê-se sustentável para as escolas mas é junto dos jovens e adultos que reside maior vontade e dificuldade de fomentar esta modalidade.

O Presidente da Associação Juvenil “A Pérola”, Manuel Maria Afonso, olha para esta iniciativa como um grande salto nos objetivos da associação. “O nosso objetivo é fomentar a prática desportiva nas crianças, nos jovens e nos adultos. Efetivamente, esta associação existe há28 anos mas ao longo dos tempos promoveu atividades culturais e recreativas esporádicas e sem continuidade e achamos que, era tempo e momento, de ingressar para a vertente desportiva de criar ações perenes com longevidade e sustentáveis. Iniciamos com o gira vólei mas com a pandemia vimo-nos forçados a parar com as ações programadas. Entretanto, surgiu o ténis e com ele a parceria com o Município e a inclusão do Agrupamento de escolas e achamos que é agora que vamos despoletar os nossos objetivos. O ténis tem condições neste concelho para a sua prática, e queremos torná-lo mais acessível, permitindo a sua prática ao público em geral”.

O centro de treinos para jovens e adultos localiza-se, numa primeira fase, no gimnodesportivo da mota, mediante inscrição, podendo de acordo com a adesão, promover-se em outros locais do concelho.

Este projeto do ténis é apadrinhado por 4 pessoas que contribuirão para a divulgação e promoção da atividade nos 4 centros urbanos do Concelho sendo eles, Rui Monterroso, Vera Carvalho, Xavier Martins e João Varejão.

Para Rui Monterroso, que esteve presente na ação de distribuição do equipamento desportivo, “este é um desporto muito completo e é importante que a nossas crianças possam praticá-lo sobretudo para as afastar dos telemóveis e jogos virtuais”. Efetivamente, “todas as atividades físicas e desporto escolar que invertam o sedentarismo das nossas crianças são sempre muito bem-vindas e têm que ser apadrinhadas”.

Este projeto conta ainda com o apoio do IPDJ, Instituto Português do Desporto e Juventude.

_DSC6663.jpg

_DSC6695.jpg

_DSC6697.jpg

_DSC6714.jpg