Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

CDU VISITA CENTRO DE NANOTECNOLOGIA E MATERIAIS TÉCNICOS, FUNCIONAIS E INTELIGENTES (CeNTI) E DESTACA POTENCIALIDADES DA REGIÃO DE BRAGA E DO PAÍS

centi.jpg

Uma delegação da CDU com a participação de Agostinho Lopes, membro da Comissão Central de Controlo e responsável pela Comissão das Actividades Económicas junto do Comité Central do PCP, Daniela Ferreira, membro do Comité Central e da Direcção Regional de Braga do PCP, Silvio Sousa e Sara Gonçalves da Comissão concelhia de V.N. de Famalicão do PCP, visitou as novas instalações do CeNTI, em Vila Nova de Famalicão.

As novas instalações, que albergam no momento 204 investigadores, inauguradas no final de 2024, constituem um importante cluster cientifico e tecnológico relevante no panorama nacional e internacional. No conjunto do Grupo Citeve trabalham já cerca de 460 pessoas, a maioria investigadores pós graduados.

Fundado em 2006, o CeNTI resulta de uma parceria entre 3 entidades tecnológicas – o CITEVE – Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal, o CTIC – Centro Tecnológico das Indústrias do Couro e o CEiiA – Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto – e 3 universidades – Minho, Porto e Aveiro, à qual se juntou recentemente a associação BIKiNNOV – Bike Value Innovation Center de Agueda.

O Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes, que funcionava em instalações exíguas no Citeve, conta agora com novos laboratórios, equipamentos tecnológicos de última geração, bem como espaços de trabalho mais amplos, em resposta à crescente atividade científica e tecnológica do centro.

Na visita foi debatida a evolução da investigação cientifica e posterior industrialização de novos materiais, com relevância para um conjunto de sectores com profundo impacto na economia.

A integração da investigação com foco na aplicação industrial, com novas soluções tecnológicas, é uma oportunidade para a indústria nacional se modernizar no contexto de uma economia globalizada.

A delegação da CDU teve oportunidade de colocar a questão dos salários e das condições de trabalho dos investigadores e trabalhadores do Centi, predomina a dificuldade em encontrar habitação e as soluções de mobilidade no concelho e região são incompatíveis para as necessidades da maioria.

A média de idades dos investigadores do Centi é de menos de 30 anos, a maioria pós graduados, que encontram no Centi, oportunidade de trabalho cientifico com relevo e impacto comprovado na região. As expectativas que se colocam ao Centi são de crescimento.

Para a CDU o sistema científico e tecnológico deve contribuir para satisfazer as necessidades do Pais. Os recursos que faltam às instituições científicas – laboratórios do Estado, universidades e politécnicos, institutos e centros de investigação diversos – são canalizados em benefícios fiscais e outros apoios para os grupos económicos. É necessário uma política científica nacional estável, ligada às necessidades do País de modo a contribuir para combater o défice científico e tecnológico existente.