CASA DO MINHO EM LISBOA: O FOLCLORE É O ESTEIO DO REGIONALISMO!
O Rancho Folclórico da Casa do Minho participou hoje no IV Festival de Folclore organizado pelo Rancho Folclórico Alegria Do Minho (Assorpim), na cidade da Amadora.
Constituído no seio da Casa do Minho – a mais antiga associação regionalista minhota em Lisboa – o rancho folclórico tem constituído ao longo da sua existência o principal esteio da atividade regionalista desta associação.
Este grupo folclórico é considerado o mais antigo grupo folclórico minhoto na região de Lisboa, apesar dos prolongados períodos em que a sua atividade esteve suspensa. Curiosamente, com a sua participação neste evento patrocinou uma iniciativa do mais jovem grupo folclórico minhoto ali sediado.
O Rancho Folclórico da Casa do Minho levou consigo as músicas e os trajes, as danças e os cantares recolhidas um pouco por todo o Minho, as quais foram bastante aplaudidas pelo numeroso público que se juntou no Parque Central para assistir à atuação dos grupos folclóricos.
A festa na Amadora foi minhota e decorreu sob o signo da alegria, fazendo jus ao grupo organizador da iniciativa – o Rancho Folclórico Alegria Do Minho (Assorpim) – constituído por minhotos radicados naquela cidade dos arredores de Lisboa.
Além do Rancho Folclórico da Casa do Minho, participaram ainda o Rancho Folclórico do Centro Desportivo e Cultural de Outeiro e o Grupo Etnográfico de São Lourenço da Montaria, ambos de Viana do Castelo, o Grupo Etnográfico de S. Paio de Guimarei – Santo Tirso e o anfitrião Rancho Folclórico Alegria Do Minho (Assorpim), sediado na Amadora.