Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

CARNAVAL POPULAR INVADE AS RUAS DE BARCELOS

50 carros alegóricos e dois mil figurantes chamam milhares a Barcelos. É um dos mais autênticos do país e enche o concelho, de 2 a 4 de março, de carros alegóricos, cabeçudos e muita animação.

Em Barcelos o carnaval popular já mexe. Os preparativos para a grande festa que traz às ruas da cidade 50 carros alegóricos, dois mil figurantes e centenas de cidadãos que participam de forma espontânea no corso já começaram a mobilizar a população e, em vários locais do concelho, já se prepara o grande dia. Com fortes marcas de ruralidade, em Barcelos o Carnaval continua a celebrar-se como manda a tradição: vasculha-se nos baús e usa-se a imaginação para dar largas à criatividade!

A cidade enche-se, nos dias 2 a 4 março, de cor, música, espetáculos de dança pelas ruas, desfile de cabeçudos e gigantones e concurso de máscaras. É um dos mais autênticos carnavais populares do país, que atrai todos os anos milhares de visitantes.

A Câmara Municipal de Barcelos volta a organizar o Carnaval Popular com o tradicional corso de carros alegóricos, desfile de cabeçudos e gigantones, muita música, dança e animação, que invadem, entre os dias 2 a 4 de março, as ruas da cidade. Uma festa com grande tradição no concelho, que junta 44 associações e atrai, todos os anos, milhares de visitantes. É um carnaval que rememora as verdadeiras tradições do corso de base popular. Um carnaval que sai da rua da aldeia, do lugar da freguesia e invade a artérias da cidade num registo único e singular onde a etnográfica se junta com a sátira e o humor popular. Uma animação sem igual que este ano será subordinada ao tema do vinho, em virtude da cidade ostentar o Titulo de Cidade do Vinho 2014.

Popular, tradicional e engraçado, é este o intuito do carnaval popular de Barcelos, onde se dá largas à imaginação e se aposta na crítica social e política, com muito humor e criatividade, nos 50 carros alegóricos e mais de dois mil figurantes que percorrerão as principais ruas da cidade.

O programa de Carnaval começa no dia 2, às 15h30m, com um desfile de cabeçudos e gigantones, composto por cerca de 100 figurantes, de 6 grupos barcelenses, no centro histórico de Barcelos. Terá o seguinte percurso: Largo do Município (concentração), Rua Duques de Bragança, Largo D. António Barroso, Rua Infante D. Henrique, Rua D. António Barroso, Largo da Porta Nova, Avenida da Liberdade, Campo 5 de Outubro, Avenida da Liberdade e Largo da Porta Nova.

No dia 3, às 21h00, realiza-se um concurso de máscaras na Avenida da Liberdade, seguindo-se, pelas 22h30, um espetáculo de dança pelo grupo Flash Dance.

O dia 4, às 14h30, atuação do grupo de bombos “Estica-me as Peles” mas o dia será marcado pelo desfile do Carnaval Popular, às 15h00, que contará com cerca de dois mil figurantes de 44 associações. A concentração será feita na Avenida João Duarte, Rua Dr. José Júlio Veira Ramos, Rua D. Afonso, Av. Alcaides de Faria, Largo dos Capuchinos, Avenida dos Combatentes, Avenida da Liberdade, Avenida Dr. Sidónio Pais, Campo da Feira e Parque da Cidade. Pelas 17h00, na Avenida da Liberdade, realiza-se um espetáculo musical e de dança pela Associação Recreativa e Cultural de Arcozelo (ARCA).