Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

CANDIDATOS DA CDU AO PARLAMENTO EUROPEU REUNIRAM-SE COM AUTARCAS DE BARCELOS

junta_1.jpg

Candidatos da CDU ao Parlamento  Europeu reuniram com presidentes de junta de territórios de Barcelos afectados pelo aterro da Paradela, em Barcelos

Mariana Silva e Vítor Rodrigues, candidatos da CDU às eleições ao Parlamento Europeu, integraram uma delegação da CDU que reuniu com os presidentes da junta das freguesias de Barqueiros, Cristelo e de Paradela, do concelho de Barcelos.

Este encontro resulta do acompanhamento que a CDU tem dedicado face às queixas e preocupações manifestadas pelas populações dos territórios que circundam a área do aterro sanitário de Paradela, designadamente os fortes odores que afetam a qualidade de vida dos moradores.

No encontro, os candidatos da CDU tiveram oportunidade de recordar a presença solidária na manifestação realizada pela população junto ao aterro e a intervenção do PCP sobre o assunto no plano local e na Assembleia da República, reclamando medidas de emergência com vista à resolução do problema.

Entretanto, a pressão exercida pelas populações obrigou a que a Resulima, empresa de capitais maioritários do Grupo Mota-Engil que explora o aterro, abrisse um concurso público para uma intervenção de 2,1 milhões que visa mitigar emissão de odores, constituindo uma questão que a CDU continuará a acompanhar.

Outra matéria sublinhada pelos presidentes de junta foi necessidade de garantir vias de acesso directas ao aterro, considerando o volume diário de camiões e camiões cisterna que diariamente percorrem vias em zonas habitacionais com forte impacto na circulação rodoviária e o nível da produção de ruído.

A CDU continuará a acompanhar este assunto e a intervir no plano local, na Assembleia da República e no Parlamento Europeu, em solidariedade com as populações, não permitindo que a qualidade de vida nos territórios vizinhos do Aterro de Paradela continue a ser prejudicada.

junta_2.jpg

junta_3.jpg