CAMINHENSES REFLORESTAM BALDIOS EM RIBA DE ÂNCORA
No sábado passado, realizou-se mais uma ação de plantação de folhosas (carvalhos) na área do Baldio de Riba de Âncora, onde foram plantados cerca de 7 centenas de carvalhos, por 38 voluntários.
A área em questão foi preparada pelas equipas de Sapadores Florestais do Baldio de Riba de Âncora e da Câmara Municipal de Caminha.
Esta plantação vai substituir uma área totalmente invadida pela austrália longifólia e vai permitir potenciar a rede primária de defesa da Floresta contra Incêndios e aumentar significativamente uma área de folhosas numa área onde os fogos florestais, como o de 2016, se desenvolvem na direção de zonas florestais com grande interesse económico e de zonas habitacionais.
A organização desta ação foi do Rotary Club de Caminha, órgãos diretivos do Baldio de Riba de Âncora, Junta de Freguesia de Riba de Âncora e Câmara Municipal de Caminha.
O projeto Florestar, Criar Esperança, desenvolvido pelas entidades referidas tem o apoio da Fundação Rotária Portuguesa, de várias empresas e de dezenas de outros mecenas que ajudaram o Rotary Club a comprar as 1650 árvores já plantadas nesta parcela junto aos Sete Caminhos.
Pretende-se, com este projeto, consciencializar o máximo da população para a participação ativa na preservação dos recursos florestais e ambientais, a manutenção da biodiversidade e para a luta pela amenização das alterações climáticas.