Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

CAMINHA VAI SER VILA SERRALVES

Miguel Alves aceitou o convite da Fundação de Serralves e o Município de Caminha vai ser o primeiro concelho do país que tem uma vila como sede a ser membro do Conselho de Fundadores da Fundação de Serralves

O Município de Caminha aceitou o convite da Fundação de Serralves e vai ser membro do Conselho de Fundadores da Fundação de Serralves mediante a celebração de um protocolo.

“Para além do reconhecimento do trabalho que o Município leva a cabo, esta adesão a Serralves evidencia uma estratégia que renova o prestigio do concelho e que ganha uma nova oferta para os que nos visitam ou têm aqui a segunda habitação. E cria uma especial relação com os residentes de todos os dias que, agora, poderão encontrar exposições, ações de formação educativa ou espetáculos que só Serralves consegue potenciar. Este é um prémio extraordinário para o concelho e para a vila de Caminha. Este é o primeiro concelho do país que tem uma vila como sede e merece esta distinção de Serralves. É um orgulho e queremos transformar esse orgulho numa melhoria da vida cultural da nossa gente. Somos a primeira Vila Serralves e vamos fazer tudo para a dignificar”, sublinha Miguel Alves. Esta proposta vai ser ratificada na reunião de Câmara que terá lugar quarta-feira, dia 7 de dezembro, pelas 15 horas, no edifício Paços do Concelho.

A Fundação de Serralves é uma instituição de utilidade pública de que são Fundadores, entre outros, o Estado, e um importante conjunto de entidades, singulares e coletivas, que representam a iniciativa privada, a sociedade civil e as autarquias. Serralves tem como Visão ser um polo de referência e um centro de conhecimento, em Portugal e no Mundo, nos domínios da Arte Contemporânea, Arquitetura, Paisagem e temas críticos para a sociedade e seu futuro, promovendo a diversidade da oferta cultural através de uma intervenção inovadora que, de forma sustentada, atraia públicos diversificados e induza o apoio da Comunidade.

Neste sentido, o Município de Caminha considera relevante aceder ao Estatuto de Fundador de Serralves, com vista a proporcionar aos caminhenses uma oportunidade de ampliar os seus hábitos culturais e um contacto mais próximo com as manifestações artísticas e os criadores portugueses e estrangeiros de maior relevância, de acordo com critérios de qualidade e rigor. De facto, enquanto Fundadora de Serralves, a Autarquia pretende desenvolver um conjunto de iniciativas que promovam a cultura contemporânea e a sensibilização ambiental na área das suas atribuições institucionais, bem com beneficiar das competências especializadas da Fundação de Serralves. Além disso, esta adesão a Fundador de Serralves é a continuidade da aposta na cultura que o Município vem reforçando, nos últimos anos, entendendo-a como motor de desenvolvimento económico e social e tem alargado a oferta de modo a poder corresponder ao interesse de todos aqueles que visitam o território, oriundos de Portugal ou do estrangeiro, com particular enfoque na Galiza.

Sobre a importância de Caminha ser uma Vila Serralves, o presidente da Câmara realça: “o convite feito a Caminha pela Fundação Serralves confirma o percurso de afirmação cultural que o concelho tem vindo a trilhar nos últimos três anos. A aposta na Cultura pode não ser de todos mas serve a todos. Serve, sobretudo, todo o concelho de Caminha. A forma nova como as nossas instituições trabalham, cada vez mais em conjunto, a atenção dada ao teatro, seja numa vertente formativa, seja na exibição de peças nas nossas freguesias, o modo como a música se impõe na programação do Teatro Valadares, nas nossas ruas e monumentos ou em grandes eventos como o Festival de Vilar de Mouros e a recuperação do Cineteatro dos Bombeiros de Vila Praia de Âncora têm, agora, um corolário lógico mas saboroso: o convite e a adesão de Caminha à Fundação Serralves”.

O executivo vai ainda pronunciar-se sobre a doação de 30 obras de arte do espólio do Museu Municipal de Caminha à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Caminha para serem leiloadas, com o objetivo de angariar verbas para ajudar os Bombeiros a adquirirem equipamentos de proteção individual.

Da ordem de trabalhos faz ainda parte o acordo de cooperação entre a Câmara Municipal de Caminha e a Associação dos Amigos do Caminho de Santiago de Viana do Castelo.