Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

CAMINHA RECEBE AMANHÃ O REGIMENTO DE CAVALARIA Nº 6

regimento de cavalaria.jpg

No âmbito das comemorações do 315º aniversário de Regimento de Cavalaria Nº 6 e de forma a estreitar os laços com a população do Município de Caminha, será realizada amanhã, pelas 13h00, no Largo Pontault Combault (junto à GNR de Caminha) uma demonstração dos meios que o Exército tem à sua disposição.

Esta atividade consiste na passagem de uma coluna militar de quatro viaturas pelo Município, com paragem de 30 minutos, permitindo à população interagir com os militares, viaturas e equipamentos.

O regimento de Cavalaria de Bragança foi criado pelo decreto de 20 de Agosto de 1715.

Passou a designar-se regimento de Cavalaria n.º 6 pelo decreto de 19 de Maio de 1806.

Em 22 de Dezembro de 1807 foi licenciado por ordem de Junot, integrando o 2.º Regimento de Cavalaria da futura Legião Portuguesa, comandado pelo coronel Alberto Xavier da Fonseca Coutinho e Póvoas.

Em 20 de Junho de 1808 foi mandado reunir no Porto, por ordem da Junta Provisional do Supremo Governo do Reino, do Porto, e em 14 de Outubro foi formalmente restabelecido.

O Regimento recrutava na vila de Montalegre, da Comarca de Bragança, e nas vilas de Lordelo, Ervedo, São-Mamede de Riba-Tua, Alijó, Favaios e Honra dos Galegos, da Comarca de Vila Real.