Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

CAMINHA PROMOVE A XII SEMANA DOS DIREITOS DA CRIANÇA DE 23 DE MAIO A 1 DE JUNHO

Caminha vai promover mais uma Semana dos Direitos da Criança de 23 de maio a 1 de junho.  Conferência ‘Educar com o Coração’, ‘GNR por um dia’, open day ‘Emoções’ tertúlia ‘Tempo para ser Criança’ e Dia Mundial da Criança, são as atividades que vão dar mote a esta XII edição. A Semana dos Direitos da Criança arranca a 23 de maio, pelas 10H00, com a Conferência ‘Educar com o Coração: na relação está a solução para criar filhos felizes’.

semana_criança

A Comissão e Proteção de Crianças e Jovens de Caminha, em parceria com a Câmara Municipal, vai organizar mais uma semana dedicada inteiramente à criança, com enfoque em temáticas como brincar, afetos, sentimentos e emoções. Durante esses dias são várias as atividades que vão decorrer dirigidas aos pais, famílias, crianças e comunidade em geral.

A XII Semana dos Direitos da Criança tem inicio a 23 de maio, com a conferência “Educar com o Coração: na relação está a solução para criar filhos felizes”, dinamizada pela Psicóloga Zulima Maciel. A sessão decorre pelas 10H00, no Auditório do Museu Municipal de Caminha. Os interessados deverão proceder à respetiva inscrição através do email cpcj@cm-caminha.pt, com indicação do nome e instituição a que pertence caso seja uma participação no âmbito profissional.

Zulima Maciel é mestre em Psicologia Clínica e da Saúde. É psicóloga na MaisPessoa - Centro de Intervenção Psicológica e Desenvolvimento Educacional, Lda, com experiência na avaliação, diagnóstico e intervenção psicológica no âmbito Clínico e Educacional a crianças, jovens eAdultos e Coaching parental.

A Semana continua no dia 24, com a ação ‘GNR por um dia’, que consiste no acompanhamento dos agentes da GNR durante uma operação de STOP no Centro de Saúde de Caminha. As crianças fardadas de “militares da GNR” têm como missão sensibilizar os futuros e recém pais sobre a correta utilização de sistemas de retenção automóvel (cadeirinhas, baby coques).

No dia 26 de maio, a Branco Made in Caminha vai acolher o ‘Open day: A Aventura dos 5 sentidos’. Este dia será dedicado às emoções, consciência e controlo corporal e atividades de relaxamento. Ao longo do dia, vão decorrer diversas atividades: Kids Balance com Cátia Garrido – Happy Fitness, para crianças a partir dos 3 anos; Ioga com Pedro Barreiros, para crianças a partir dos 4 anos; atelier “Brincar com as Emoções, com Zulima Maciel para crianças entre os 5 e os 9 anos; e música para bebés com Carla Alves e Raquel Amorim, para crianças entre os 9 meses e os 3 anos, acompanhados por um adulto. Das 09H30 às 12H30 e das 14H00 às 17H30, o espaço estará aberto para a realização de pinturas faciais e pintura de um mural.

É de referir que as oficinas são gratuitas, mas carecem de inscrição. Os interessados deverão efetuar a inscrição através do email cpcj@cm-caminha.pt, com indicação do nome da criança, idade e oficina a que se inscreve.

No dia 29 de maio, vai ter lugar a tertúlia: “Tempo para ser Criança” que irá contar com a presença do pediatra Hugo Rodrigues, da professora Joana Silva, entre outros (representante de pais e de crianças). A tertúlia vai decorrer pelas 21H30, na Biblioteca Municipal de Caminha.

Esta XII Semana dos Direitos da Criança culmina com a promoção do Dia Mundial da Criança, que este ano traz grandes surpresas.

programa