Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

CAMINHA HASTEIA BANDEIRAS NAS PRAIAS DO CONCELHO

Caminha possui praias com qualidade, assim o atestam as bandeiras que foram hasteadas

As praias do concelho de Caminha têm desde, sábado, as bandeiras Azul, “Praia Acessível, Praia Para Todos” e Qualidade de Ouro. “Hoje o dia é especial. Para além da salvaguarda destas bandeiras, que são símbolos de qualidade das praias, assinalamos o hastear de um orgulho por termos superado um inverno tão difícil e tão duro para todas as nossas praias. Conseguimos cumprir o objetivo de tornarmos as nossas praias passíveis de serem utilizadas e de serem visitadas”, realçou Miguel Alves na cerimónia do hastear as bandeiras. “As nossas praias são boas, têm qualidade e são certificadas”, rematou.

Decorreu no sábado da parte da manhã a cerimónia de hastear das bandeiras nas praias do Forte do Cão, em Âncora; na praia de Vila Praia de Âncora, na praia de Moledo e na praia da Foz do Minho, em Caminha. A cerimónia contou com a presença de Miguel Alves, presidente da Câmara de Caminha; Guilherme Lagido, vice-presidente do Município de Caminha; Rodrigo Gonzalez, Comandante da Capitania do Porto de Caminha; António Brás, presidente da Junta de Freguesia de Âncora; Carlos Castro, presidente da Junta de Freguesia de Vila Praia de Âncora e Joaquim Guardão, presidente da Junta de Freguesia de Moledo e Cristelo. As cerimónias foram acompanhadas por uma técnica de educação ambiental da SUMA e ainda pelos concessionários de cada uma das praias e os respetivos nadadores salvadores.

O périplo começou em Âncora, na Praia do Forte do Cão, onde foram hasteadas as bandeiras: Bandeira Azul da Europa, Praia Acessível, Praia Para Todos e Qualidade de Ouro. Sobre esta praia “a pérola escondida”, Miguel Alves afirmou: “qualifica a freguesia e contribui para a atratividade do concelho”. Esta cerimónia ainda ficou marcada com a ação de sensibilização Borrelho-coleira-interrompida, promovida pelo Município e em parceria com a ANABAM (Asociacíon Naturalista Baixo Miño) e NUCEARTES.

hastear bandeiras (4)

Em Vila Praia de Âncora, foi içada a bandeira Praia Acessível, Praia Para Todos. Nesta praia, o presidente da Câmara deixou uma mensagem de esperança: “vamos trabalhar para criarmos as condições necessárias para nos próximos anos içarmos outras bandeiras. É esse o nosso objetivo”. Aqui, Miguel Alves realçou a importância das praias reunirem as condições necessárias para o usufruto de todos sem exceção: “içar a bandeira Praia Acessível é um momento importante, já que todos têm o direito de usufruiu das praias”.

Na praia de Moledo hastearam-se três bandeiras: Bandeira Azul da Europa, Praia Acessível, Praia Para Todos e Qualidade de Ouro. “A praia de Moledo é um tesouro que aqui temos, com qualidade e preparada para receber três bandeiras. Este momento serve para assinalar a qualidade da praia que temos aqui em Moledo”, disse o presidente. Miguel Alves realçou a obra de consolidação da Duna que vai ser levada a cabo na praia.

Na praia da Foz do Minho também foram içadas as três bandeiras: Bandeira Azul da Europa, Praia Acessível, Praia Para Todos e Qualidade de Ouro.

Recorda-se que o galardão Bandeira Azul da Europa é atribuído, pela Associação Bandeira Azul da Europa, anualmente às praias e portos de recreio que cumpram um conjunto de critérios de natureza ambiental, de segurança e conforto dos utentes e de informação e sensibilização ambiente. O galardão Praia Acessível, praia para todos é atribuído pela Agência Portuguesa do Ambiente às praias que reúnam as condições necessárias para as pessoas com mobilidade reduzida. E a bandeira Praias com Qualidade de Ouro 2014 é um galardão atribuído pela Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza, às praias do país cujas águas balneares apresentem melhores resultados em termos de qualidade.

hastear bandeiras (2)

A lata de que polui morde mais que um caranguejo nos dias 1 e 2 de julho nas praias do concelho

Vai decorrer nos dias 1 e 2 de julho, nas praias da Foz do Minho, Moledo, Vila Praia de Âncora e Forte do Cão a atividade de sensibilização e educação ambiental “A lata de quem polui morde mais que um caranguejo”. Esta atividade dirige-se aos banhistas. A participação é gratuita.

Esta campanha tem como objetivos alertar os banhistas para o exercício da Cidadania Ativa, para a adoção de uma postura de responsabilização individual e para rotinas de fiscalização dos utilizadores face aos outros, de forma a possibilitar uma utilização correta e prazerosa dos espaços comuns de veraneio.

Esta campanha é promovida pela Câmara Municipal de Caminha em parceria com a SUMA.

hastear bandeiras (3)