Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

CAMINHA: ENCONTROS DE PARTICIPAÇÃO TERMINARAM EM ARGELA

Chegaram ontem ao fim os encontros de participação do Orçamento Participativo 2016. A população do concelho de Caminha já escolheu os projetos prioritários para várias freguesias do concelho. Agora, os técnicos da autarquia vão apreciar cada uma das propostas e no dia 1 de setembro a lista provisória estará disponível para consulta pública. De 19 de setembro a 14 de outubro, os caminhenses vão votar nos seus projetos preferidos.

argela _op_2016 (1).jpg

Terminaram ontem em Argela os encontros de participação. Aqui, a população quer ver o caminho– Colarinhaalargado e pavimentado. Esta é a proposta que será submetida à apreciação por parte de técnicos do Município de Caminha.

Ao longo deste mês, os caminhenses escolheram os projetos que querem ver desenvolvidos no concelho. Dos encontros de participação que decorreram nas freguesias de Moledo, Vila Praia de Âncora, Riba de Âncora, Vilar de Mouros e Argela saíram 21 propostas para análise técnica: Requalificação dos Estaleiros do Quintas; Execução do arranjo do Cais da Rua, Sul em Caminha; Requalificação da Rua D. Urraca em Vilarelho; Recuperação do moinho de Vento/Carvoeiro em Moledo; Pavimentação do Estradão do Montanhão entre Cristelo e Vilarelho; Requalificação da Rua 13 de Fevereiro; Recuperação do Monte Calvário – Vila Praia de Âncora; Acesso para ambulância e veículos dos Bombeiros na Rua da Erva Verde, Homenagem às Crianças (Praia das Crianças);Forno comunitário (Rota do Pão) – Riba de Âncora, Aquisição de máquina retroescavadora – Riba de Âncora; Aquisição de camião com grua – Riba de Âncora; Rede WI-FI para Seixas, Lanhelas e Vilar de Mouros; Parque Infantil de Vilar de Mouros; Obras no Jardim de Infância de Âncora; Parede de Escalada em Frente ao Campo de Futebol em Lanhelas e Requalificação do Antigo Posto da Guarda Fiscal em Pedras Ruivas – Seixas e Alargamento e pavimentação do caminho – Colarinha (Argela).

O Orçamento Participativo de Caminha é uma forma de participação cidadã e de reforço da Democracia Local. Através dele as pessoas escolhem o que querem fazer com o dinheiro dos seus impostos, designadamente com o montante pago em termos de participação variável da autarquia no IRS. Esta II edição do OP contempla uma verba de 195 mil euros e cada projeto não poderá ultrapassar os 65 mil euros.

argela _op_2016 (2).jpg