Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

CAMINHA: AS OBRAS DE PROXIMIDADE NAS FREGUESIAS SÃO AS QUE MELHOR SERVEM AS PESSOAS

Câmara Municipal de Caminha e Junta de Freguesia de Riba de Âncora de “mãos dadas” em prol da população

Miguel Alves e Rui Teixeira estiveram esta semana na freguesia de Riba de Âncora a visitarem algumas das muitas intervenções que estão a ser executadas na freguesia, com o objetivo de melhorar as condições de vida dos riba-ancorenses.

largo da presa da bufeira (2).jpg

A visita foi guiada por Paulo Alvarenga, autarca local. Sobre o trabalho diário que é realizado nesta e nas outras freguesias do concelho em prol do bem-estar das populações, Miguel Alves sublinha: “o modelo das obras faraónicas tem os dias contados. Os problemas de financiamento das autarquias, os constrangimentos dos fundos comunitários e a difícil situação financeira da Câmara Municipal de Caminha exigem cada vez maior rigor nos investimentos que se fazem. Sei que o investimento nas freguesias não tem a capacidade de encantamento que outras obras majestosas, mas menos produtivas, acabam por ter no debate político, mas, para mim, o que importa são as pessoas e as pessoas servem-se com obras de proximidade como aquelas que fazemos nas freguesias”.

A manhã de quarta-feira foi dedicada a percorrer as muitas ruas da freguesia de Riba de Âncora, para acompanhar de perto o trabalho de parceria desenvolvido entre a Câmara Municipal de Caminha e a Junta de Freguesia de Riba de Âncora. Miguel Alves, presidente da Câmara Municipal de Caminha, Rui Teixeira, vereador com os pelouros das Obras Públicas e das Finanças e Paulo Alvarenga, presidente da Freguesia de Riba de Âncora, visitaram o Caminho do Lopes, Caminho da Juía, Largo da Presa da Bufeira, Fontanário Largo do Cano, zona envolvente de S. Bartolomeu, e outras artérias onde foram executados pequenos reparos.

Paulo Alvarenga realçou a relação que existe entre a Câmara e a Junta de freguesia: “excelente colaboração que há entre as duas entidades. É bom quando se trabalha assim e os resultados estão à vista”. Para Miguel Alves “a dinâmica e bom entendimento que a Câmara e as Juntas de Freguesia conseguem criar, transforma-se em obra e soluções para as pessoas. Riba de Âncora é um bom exemplo, mudou em menos de três anos e as pessoas sabem da importância da obra que conseguimos fazer juntos dentro dos constrangimentos que temos e que teremos durante muito tempo”.

O Caminho do Lopes foi uma das ruas visitadas. Esta obra de requalificação do caminho inclui duas fases. A primeira fase está concluída e englobou trabalhos de repavimentação (o pavimento foi levantado e recolocado). A segunda fase é a que está agora em execução. Esta parte do caminho era em terra batida e está a ser pavimentado. No total, esta intervenção vai custar cerca de 25 mil euros.

Do périplo fez parte uma passagem pelo Caminho da Juía. O piso desta via encontrava-se bastante danificado. Aqui, procedeu-se à repavimentação e requalificação do Caminho até à Torre. Em setembro/outubro deverá arrancar a segunda fase da intervenção. Esta obra está orçada em cerca de 15 mil euros.

O Largo da Presa da Bufeira foi também intervencionado. O largo foi pavimentado e custou cerca de 4 mil euros.

Os autarcas visitaram também o Fontanário Largo do Cano. Os trabalhos englobaram a requalificação da estrutura e de pintura. Neste momento, falta a colocação de água que será executada em breve.

Da visita ainda fez parte passagem pela Zona envolvente de S. Bartolomeu que foi também alvo de trabalhos de beneficiação. Para além dos locais mencionados, o executivo visitou outras ruas onde foram executados pequenos trabalhos, mas igualmente importantes para a melhoria das condições de vida de todos os riba ancorenses e de todos aqueles que visitam a freguesia.

Caminho do Lopes 1ª fase (1).jpg

Caminho do Lopes 2ª fase (2).jpg