CÂMARA PORTUGUESA DE COMÉRCIO RIO DE JANEIRO ABRE REPRESENTAÇÃO PONTE DE LIMA – CRÓNICA DE TITO DE MORAIS
A Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro, presidida pelo Pontelimense António Montenegro Fiúza, inaugura esta tarde no palacete Villa Moraes, ume scritório de representação.
Trata-se de um incentivo a oportunidades de negócios entre os dois países, com Ponte de Lima a dar os primeiros passos com a instalação de um serviço de apoio, na sequência de reuniões havidas em Ponte de Lima e Rio de Janeiro, por parte de Vasco Ferraz, Presidente do município anfitrião da proposta e António Fiúza líder dessa entidade comercial luso – brasileira.
De recordar, que a abertura do escritório de representação em Portugal da Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro, fica instalada num local de história económica entre os dois países.
O palacete Villa Moraes foi mandado construir entre 1899 e 1908 pelo grande capitalista e benemérito local João Francisco Rodrigues de Moraes (1851-1936), empresário de sucesso na antiga capital do Brasil, Salvador da Bahia, e grande empreendedor urbano e cultural na sua terra. Na sua magnífica residência recebeu a 29 de Outubro de 1908 o Presidente da República do país – irmão Francisco de Paulo Rodrigues Alves, que veio conhecer os parentes da freguesia limiana da Correlhã, oriundos do lugar de Silveiro, terra de seus pais, aquando e visita a Portugal, proveniente do Porto.
Mas, eis o programa completo da tarde de hoje em Ponte de Lima: