Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

CÂMARA MUNICIPAL DE PONTE DA BARCA INVESTIU 240 MIL EUROS EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA E GARANTE POUPANÇA ANUAL DE CERCA DE 76 MIL EUROS EM 2017 VAI SER FEITO NOVO INVESTIMENTO DE 566 MIL EUROS QUE GARANTIRÁ POUPANÇA ANUAL DE 203 MIL EUROS

A Câmara Municipal de Melgaço está a desenvolver intervenções na iluminação pública e em edifícios municipais com vista à otimização energética e à salvaguarda do meio ambiente, pretendendo atingir menores consumos energéticos e menores emissões de poluição. Em 2016, estas obras implicaram um investimento superior a 240 mil euros (tendo sindo comparticipadas em 85%). O investimento realizado traduziu-se numa poupança anual estimada em cerca de 76 mil euros.

image002pbarc (1).jpg

Foram executadas intervenções na União de Freguesias de Castro Laboreiro e Lamas do Mouro, na Estrada Municipal de Penso a Cristóval e na zona urbana da Vila, tendo sido colocadas 1539 luminárias.

Para 2017, estão já em curso novas obras. Desta vez o investimento vai rondar os 566 mil euros e é garante de uma poupança na ordem dos 203 mil euros. Estão previstas obras em todas as restantes freguesias do concelho, assim como no edifício dos Paços do Concelho e do Centro Escolar da Vila.

Serão colocadas 4711 luminárias em todo o concelho. Atendendo ao avanço tecnológico na área da iluminação, procuraram-se soluções para melhorar a iluminação existente, não esquecendo a oportunidade de se instalar equipamentos mais eficientes e que permitissem poupar efetivamente energia, por via do melhor desempenho dos equipamentos. Assim, nos próximos meses a iluminação existente vai ser substituída por iluminação com tecnologia LED, tendo em vista a melhoria da iluminação e a poupança de energia, bem como a redução de emissões de CO2.

De referir que estas intervenções garantem o mesmo nível de iluminação, sendo que no que diz respeito à iluminação pública a uniformidade da iluminação mais eficiente permite ainda aumentar os níveis de segurança da população.

image002pbarc (2).jpg