Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

CÂMARA MUNICIPAL DE VIZELA RETOMA CAMPANHA MUNICIPAL DE VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA A PARTIR DE 19 DE ABRIL

Ao longo dos últimos meses, e tendo em atenção a situação do surto epidémico, a Câmara Municipal implementou o Programa de Apoio Municipal  VIZELA COVID-19, um conjunto de medidas para assegurar o combate ao surto, o estímulo à recuperação económica e a proteção social, para ajudar quem mais precisa e para retomar, tão rapidamente quanto possível, o fulgor que caracteriza o concelho de Vizela, mas que apenas se tornaram possíveis pela abertura da sociedade civil e a respetiva colaboração em torno desta causa.

cartaz vacinaçao 2021.jpg

Assim, e tendo em atenção a evolução da situação epidemiológica do Covid-19, a Câmara Municipal elaborou em janeiro um novo Plano de Contingência, definindo medidas preventivas, de acompanhamento e monitorização da situação evolutiva, divididas em três áreas de ação - medidas de saúde pública, medidas de mitigação económica e social e medidas de vacinação.

No seguimento deste Plano de Contingência, a Câmara Municipal de Vizela suspendeu a realização da Campanha da Vacinação Antirrábica e de Identificação Eletrónica Municipal, contudo, tendo em atenção a evolução da situação epidemiológica no nosso Concelho, assim como o Plano de Desconfinamento do Governo, a Câmara Municipal de Vizela retoma a Campanha da Vacinação Antirrábica e de Identificação Eletrónica Municipal, a partir do dia 19 de abril, salvaguardando, contudo, as medidas de precaução sanitárias obrigatórias relativas à COVID-19, a saber:

- É obrigatório fazer marcação antecipada, através da linha telefónica da Câmara Municipal de Vizela ou pedindo ajuda nas Juntas de Freguesia;

- É obrigatório o uso de máscara pelo detentor do animal;

- É obrigatória a desinfeção das mãos antes e depois da realização dos atos;

- É obrigatório manter o distanciamento social e a etiqueta respiratória.

- Os detentores dos animais devem fazer-se acompanhar de cartão de cidadão e dos documentos que possuam do animal.

O desrespeito por estas regras será motivo para não poder usufruir do serviço.

De destacar que a Vacinação Antirrábica e Identificação Eletrónica é agora efetuada no veículo de socorro móvel animal, inserido no programa Vizela ProAnimal, um plano integrado para este setor que a Câmara Municipal se encontra a desenvolver no sentido de estruturar, dinamizar e dignificar as políticas municipais relativas aos animais errantes.

O atendimento é efetuado individualmente no interior do novo veículo de socorro móvel animal, com condições físicas semelhantes a um consultório, melhorando substancialmente a qualidade no serviço.

Para enorme benefício dos munícipes, a periodicidade da campanha, que era anteriormente mensal, é agora semanal (1 vez por semana - 48 vezes/ano) no centro urbano (S. Miguel e S. João), e anteriormente anual, é agora mensal (1 vez por mês - 12 vezes/ano) nas restantes freguesias, nos dias e horas indicados no calendário em anexo.

Assim, o novo veículo apoia na Campanha Municipal de Vacinação Antirrábica e Identificação Eletrónica, através da deslocação às freguesias – 1 vez por mês (12 vezes/ano) e ao centro urbano – 1 vez por semana (48 vezes/ano).

O objetivo deste Executivo passa assim por colocar Vizela na primeira linha das autarquias no que toca às políticas municipais relativas aos animais errantes, em contraponto com o que acontecia até agora, em que se verificava uma total ausência de estratégia nesta matéria.