Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

CÂMARA MUNICIPAL DA PÓVOA DE LANHOSO INVESTE NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA ÁREA DA EDUCAÇÃO

Formação área da educação.jpg

O Município promoveu, entre os dias 2 e 5 de abril de 2024, uma ação de formação intitulada "Necessidades Educativas Especiais (NEE) – Acompanhamento e Dinâmicas Pedagógicas".

Esta iniciativa teve lugar no Agrupamento de Escolas da Póvoa de Lanhoso, nos dias 2 e 5 de abril e, no Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio, nos dias 3 e 4 de abril.

Com a realização desta formação, a Câmara Municipal visa desenvolver competências necessárias à prestação de um serviço público de qualidade e a capacitação dos/das profissionais da área de educação a desempenhar um papel vital na criação de ambientes escolares inclusivos e na garantia da igualdade de oportunidades para todos/as.

Destinada às assistentes operacionais que durante a formação exploraram os princípios e valores fundamentais da educação inclusiva, foi reforçada a importância da valorização da diversidade e o princípio da não discriminação.

Foram também discutidos os conceitos e tipos de deficiências e incapacidades, as metodologias específicas de ensino/aprendizagem, a observação e conhecimento individualizado das crianças - técnicas e procedimentos, a planificação, desenvolvimento e acompanhamento das atividades pedagógicas das crianças com necessidades específicas de educação.

Esta ação de formação foi resultado da análise de questionários aplicados durante a fase de diagnóstico das necessidades de formação, dirigidos ao pessoal não docente dos Agrupamentos de Escolas e será determinante para uma educação mais equitativa e enriquecedora para todos/as os/as alunos/as.