Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

CÂMARA DE VIZELA INAUGURA REQUALIFICAÇÃO DAS RUAS FERREIRA CALDAS E JOAQUIM PINTO

No seguimento da política de requalificação do centro urbano de Vizela definida no Plano de Ação - Regeneração Urbana Sustentável – RUS, a Câmara Municipal de Vizela inaugura a requalificação da Rua Ferreira Caldas e da Rua Joaquim Pinto, no próximo dia 17 de janeiro, pelas 11.00h horas.

Req. JP2.JPG

De realçar que estas duas obras de requalificação vêm no seguimento da requalificação da Praça da República e Jardim Manuel Faria, que este Executivo decidiu alargar às artérias adjacentes, nomeadamente a requalificação da Rua Dr. Abílio Torres e da Rua Dr. Pereira Caldas (Rua da Rainha), sendo que tudo vai nascer do coração da cidade e vai espalhar-se ao longo de todas as artérias circundantes.

As obras de requalificação da Rua Ferreira Caldas e da Rua Joaquim Pinto contemplou a elevação de toda a faixa de rodagem existente e da praceta a edificar para a cota dos passeios; a colocação de canaletes e grelhas de recolha de águas pluviais entre o passeio e a faixa de rodagem; o condicionamento da velocidade, através de colocação de sinalização adequada, de modo a facilitar o atravessamento pedonal; a alteração do material dos passeios para um mais acessível e com melhores condições, criando-se assim uma plataforma de passeio mais agradável à circulação pedonal; a retificação do mobiliário urbano na área do arruamento, assim como a colocação de dissuasores, no seguimento e nos termos da mesma filosofia da intervenção realizada nas ruas do centro urbano.

A requalificação da Rua Joaquim Pinto, para além da requalificação da via e passeios, teve como principal objetivo a criação de um espaço específico para o estacionamento de curta duração para os utentes da escola, sem interferir com o trânsito do arruamento.

A Câmara Municipal de Vizela considera muito importante a revitalização do centro urbano, que há mais de 10 anos que não via uma única obra no centro, sendo que este Executivo veio alterar por completo este paradigma, tendo implementado um conjunto de intervenções integradas nos espaços públicos, num investimento de cerca de 16M€, sendo cerca de 8 M€ de investimento no centro urbano, integrado no RUS - Plano de Ação - Regeneração Urbana Sustentável e que irá tornar irreconhecível o centro urbano de Vizela.