Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

CÂMARA DE VIZELA APRESENTA PROJETO DE REQUALIFICAÇÃO DO LARGO DA IGREJA DE S. PAIO

No seguimento da reabilitação urbana da freguesia de São Paio, a Câmara Municipal de Vizela apresenta o projeto de requalificação do Largo da Igreja de S. Paio, no próximo dia 15 de abril, pelas 16.00h, no Largo da Igreja de S. Paio.

Largo Igreja S. paio5.jpg

De destacar que a Câmara Municipal de Vizela executou um projeto de requalificação do Largo da Igreja de S. Paio dando-lhe a dignidade que merece, à semelhança da reabilitação dos largos das igrejas que tem vindo a ser efetuada nas restantes freguesias do Concelho, no âmbito do PARU – Plano de Ação de Regeneração Urbana de Vizela.

De realçar que a Largo da Igreja de S. Paio se insere na ARU de São Paio, com uma área de 19,6 hectares, e que se desenvolve a partir da igreja e adro e estendendo-se até à área verde complementar que, embora não integrada na ARU, estabelece com esta uma interligação, podendo servir para criar dinâmicas de utilização do espaço.

De destacar ainda que esta requalificação do Largo da Igreja de S. Paio vem no seguimento da requalificação da Rua do Calvário e Rua João Silva Monteiro, que visou a reabilitação do espaço público com a reconfiguração do perfil da Rua, através da criação de passeios e da colocação de mobiliário urbano (papeleiras e iluminação necessária), uma vez que estas funcionam como os principais acessos ao centro cívico da freguesia – o largo da igreja.

Esta intervenção integrou a ligação entre o cemitério, a escola, a Junta de Freguesia e o pavilhão e o objetivo é agora fazer o prolongamento desta intervenção até ao Largo da Igreja, promovendo a qualidade estética e atratividade desta zona urbana.