CÂMARA DE FAMALICÃO JÁ CANALIZOU MAIS DE 3,4 MILHÕES DE EUROS PARA AS FREGUESIAS
Última reunião do executivo marcada pela atribuição de mais um conjunto de apoios
Em 2025, a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão já atribuiu às freguesias do concelho mais de 3,4 milhões de euros para o desenvolvimento de vários projetos e intervenções, umas já a decorrer e outras a concretizar em breve.
Só na reunião do executivo municipal desta quinta-feira, 6 de março, foram aprovados apoios financeiros de cerca de meio milhões de euros para as freguesias de Fradelos, Gavião, Nine, Oliveira Stª Maria, Vermoim, Requião e para a União de Freguesias de Avidos e Lagoa e União de Freguesias de Vale S.Cosme, Telhado e Portela.
“As Juntas de Freguesia, pela proximidade e conhecimento, são fundamentais para o desenvolvimento coeso do território, e continuaremos a direcionar recursos financeiros e não financeiros para que possam continuar a fazer os investimentos que entendem ser importantes para as populações” salienta o Presidente de Câmara, Mário Passos.
O autarca lembrou que neste mandato, ano após ano, as transferências e as verbas livres para as freguesias têm tido maior dotação orçamental. “Através destes contratos de cooperação estamos a direcionar investimento para as juntas, acompanhando a sua execução e acelerando a sua concretização”, acrescentou o autarca.
As obras contempladas neste conjunto de apoios são diversas, como exemplo, em Gavião com obras no parque de lazer e no miradouro do Gaveto-do-Guedes, a pavimentação da rua Cova Lobeira em Oliveira Santa Maria, a requalificação da rua Nossa Senhora de Fátima em Nine, da Rua do Outeiro em Requião ou a reconstrução do muro, as obras de acesso e arranjos exteriores do pavilhão polivalente de Avidos. Em Fradelos o apoio financeiro destina-se à instalação de iluminação LED no recinto desportivo e na União de Freguesias de Vale S.Cosme, Telhado e Portela o apoio destina-se à aquisição de terreno junto à igreja para a construção da futura casa mortuária de Telhado.
Desde o início do ano, em apoios financeiros o Município de Famalicão transferiu para as juntas de freguesia quase 1,2 milhões de euros, a que se juntam mais de 2,2 milhões de euros de transferências de verbas livres.