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BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

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CÂMARA DE FAMALICÃO ASSEGURA ACESSO DE CRIANÇAS E JOVENS AO ENSINO ARTÍSTICO ARTICULADO

Investimento de 160 mil euros para comparticipação de propinas e pagamento de transporte

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão está a investir anualmente cerca de 160 mil euros para proporcionar o acesso de crianças e jovens ao ensino artístico articulado nas áreas da música, da dança e do teatro. Os apoios incluem comparticipação de propinas, pagamento de transporte e cedência de instalações.

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Perto de meio milhar de alunos do concelho de Vila Nova de Famalicão, do 2.º ciclo ao ensino secundário, frequentam atualmente o ensino artístico especializado, em articulação com o ensino regular.

Neste âmbito, o Executivo Municipal aprovou na última Reunião de Câmara, realizada no passado dia 24 de novembro, um apoio financeiro à AN-DANÇA, Conservatório de Dança de Vila Nova de Famalicão, no valor de 45 mil euros, relativo ao primeiro período do ano letivo 2022/2023, para apoio ao ensino artístico especializado da dança.

É de salientar que o ensino artístico especializado da dança, em regime articulado, é ministrado em Vila Nova de Famalicão desde o ano letivo 2020/2021. Encontram-se, atualmente, a frequentar este regime de ensino cerca de 67 alunos.

Já  o Curso Básico de Música, em regime articulado, existe no concelho famalicense desde os anos 90, sendo atualmente ministrado pela ARTAVE/CCM - Centro de Cultura Musical e pela ArtEduca - Conservatório de Música de V. N. Famalicão, a perto de 400 alunos.

Depois da música e da dança, o município famalicense avançou neste ano letivo, 2022/2023, com o ensino artístico especializado de teatro, ministrado pela ACE - Escola de Artes, dando resposta aos alunos do ensino público do concelho que procuram esta formação, articulando-a com o ensino regular. Atualmente, frequentam o ensino artístico especializado de teatro cerca de duas dezenas de alunos do 5.º ano.

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