CÂMARA DE CAMINHA E JUNTA DE FREGUESIA DE CAMINHA MATRIZ E VILARELHO EXECUTAM MELHORAMENTOS NA CAPELA DE NOSSA SENHORA DA AGONIA
Edifício data de 1766 e é o epicentro de várias tradições da Vila ligadas essencialmente aos pescadores
A Câmara Municipal de Caminha, em parceria com a Junta de Freguesia de Caminha Matriz e Vilarelho, estão a proceder à pintura interna da Capela de Nossa Senhora da Agonia, em Caminha, um exemplar do património religioso da Vila, com mais de dois séculos.
A Capela de Nossa Senhora da Agonia, situada no Largo da Senhora da Agonia, no final da Rua dos Pescadores, integra a Paróquia de Caminha Matriz, juntamente com outros edifícios monumentais, como a Igreja Matriz, Igreja da Misericórdia, Capela de São João e Convento de Santo António.
Os dois órgãos caminhenses, Câmara e Freguesia, juntaram-se na manutenção e valorização do edifício, ação que compreende pinturas no interior e pequenas reparações.
Edificada em 1766, a Capela é o epicentro de algumas das festividades religiosas mais caraterísticas da Vila, nomeadamente as mais ligadas aos pescadores e à pesca, integrando tradições que vão muito além da religiosidade e fazem parte da história da comunidade caminhense, marcada pelas atividades piscatórias ao longo de séculos.
Aliás, conforme descreve a Paróquia, “ergue-se em pleno coração do bairro piscatório, a bicentenária capela em honra de Nossa Senhora da Agonia, Padroeira da gente do mar de Caminha (…) no local onde existia um nicho da Senhora desta invocação. Este lugar era conhecido por Calvário e pertencente à freguesia de Vilarelho. Os irmãos da Confraria de Nosso Senhor dos Mareantes, pediram a construção desta capela para assim poderem ouvir missa antes de irem para o mar”.