Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

CABECEIRAS DE BASTO REALIZA SEMINÁRIO INTERNACIONAL

Cabeceiras de Basto realiza a sessão de abertura do II Seminário Internacional, desta feita dedicado ao tema ‘Religião, Letras e Armas: da Europa Renascentista para Basto’, que se vai realizar na próxima quinta-feira, dia 16 de junho, pelas 10h00, na Casa do Tempo, sessão esta que será presidida pelo Diretor Regional da Cultura do Norte, Dr. António Ponte.

O II Seminário Internacional ‘Religião, Letras e Armas: da Europa Renascentista para Basto’ organizado pelo Município de Cabeceiras de Basto e pelo CITCEM - Centro de Investigação Transdisciplinar ‘Cultura, Espaço e Memória’/Faculdade de Letras da Universidade do Porto, vem de novo colocar em evidência a importância e significado patrimonial e cultural do Mosteiro Beneditino de Refojos de Basto às escalas regional e nacional mas também europeia.

Os especialistas nacionais e estrangeiros de várias universidades e instituições de cultura muito conceituadas, acolhidos pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto esta quinta e sexta-feira, dias 16 e 17 de junho, com as suas competências específicas, centrar-se-ão sobretudo na figura de humanistas de Quinhentos, do talhe de D. Diogo de Murça, Sá de Miranda, ou António Pereira, cuja obra e perfis são bem reveladores de um intercurso cultural de ideias e projetos de reforma que não conhecia fronteiras nacionais nem regionais.

Estando a ser preparado há já quase um ano, este II Seminário Internacional assume, ainda, maior relevância numa altura em que a Comissão Nacional da UNESCO decidiu não inscrever o Bem ‘Mosteiro de S. Miguel de Refojos’ na Lista Indicativa de Portugal ao Património Mundial. Mas a Câmara Municipal não vai ‘baixar os braços’ e irá continuar com o projeto para que, numa futura avaliação, a candidatura do Mosteiro possa ocupar o lugar que se considera merecer pelos valores materiais e imateriais de caráter excecional que testemunha, dando o maior destaque ao II Seminário Internacional ‘Religião, Letras e Armas da Europa Renascentista para Basto’, como elemento relevante do processo de candidatura do Nosso Mosteiro a Património Cultural da Humanidade.