Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

CABECEIRAS DE BASTO REALIZA FEIRA DO CAVALO

Cabeceiras de Basto dedicou fim de semana à Feira do Cavalo

Cabeceiras de Basto dedicou dois dias à sétima edição da Feira do Cavalo, um fim de semana que ficou marcado pela realização de diversas provas hípicas que contaram com dezenas de participantes não só da região, como de diversos pontos do norte do país e também por um magnífico espetáculo equestre.

Feira do Cavalo 2017 (4)

A iniciativa foi organizada pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto e produzida pela Associação Equestre das Terras de Basto, contando com a colaboração do Regimento de Cavalaria Nº 6 (RC6), da Associação Portuguesa de Criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano (APSL), Clube de Atrelagem do Norte (CAN), Direção Geral de Alimentação e Veterinária, Federação Equestre Portuguesa e Centro Equestre Vale do Lima.

No sábado e no domingo centenas de pessoas deslocaram-se ao Centro Hípico para aplaudir os cavaleiros e as suas brilhantes prestações que culminaram ontem, dia 4 de junho, com a entrega de prémios aos melhores classificados nas diversas provas constantes do programa. Nesta cerimónia marcaram presença o presidente da Câmara Municipal, Francisco Alves, o vereador Alfredo Magalhães, presidentes das Juntas de Freguesia entre outros autarcas, o Tenente Coronel Gomes da Silva, em representação do Comandante do Regimento de Cavalaria nº 6 (RC6) de Braga e demais convidados.

Destaque para um ‘Espetáculo Equestre’ levado ao picadeiro do Centro Hípico pelo grupo Emoções Ibéricas que encantou o numeroso público que assistiu a este brilhante momento de música, dança e canto, luz, cor e até fogo, numa perfeita harmonia entre cavalos, cavaleiros e bailarinas.

Nesta sétima edição do evento o público assistiu a Provas de Ensino P3 e E3; a uma Prova Hipo - Derby de Cross que consistiu num circuito idealizado com obstáculos naturais (fixos) espalhados pela zona florestal adjacente ao picadeiro e campo de obstáculos; uma Prova de Cones; ao VII Concurso Oficial de Modelo e Andamentos destinado a animais de Puro-sangue Lusitano; à segunda Jornada Regional Norte Combinado Maratona a contar para o apuramento ao Campeonato Nacional; e ainda uma Prova de Obstáculos.

Com esta iniciativa pretendeu-se, assim, valorizar as nossas tradições, os nossos usos e costumes, divulgando e potenciando, em simultâneo, o Centro Hípico como equipamento turístico, desportivo e de lazer fundamental no norte do país.

Feira do Cavalo 2017 (1)

Feira do Cavalo 2017 (2)

Feira do Cavalo 2017 (3)