Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

CABECEIRAS DE BASTO HOMENAGEIA ANTIGOS COMBATENTES DO ULTRAMAR

Distinguidos 39 ex-Combatentes Cabeceirenses em 5º Encontro. Presidente da República fez-se representar pelo Tenente Coronel Pedro Cruz da Casa Militar

Centenas de pessoas participaram ontem, dia 21 de outubro, no V Encontro de ex-Combatentes, onde foram entregues medalhas a 39 ex-combatentes de Cabeceiras de Basto.

Distinguidos 39 ex-Combatentes Cabeceirenses em 5.º Encontro (1)

Na cerimónia que decorreu na Casa do Tempo marcaram presença os presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal, Francisco Alves e Eng. Joaquim Barreto, respetivamente, os vereadores Dr. Mário Machado, Dra. Carla Lousada e Eng. Pedro Sousa, o Comandante do RC6 de Braga, Coronel José Talambas, o presidente Liga dos Combatentes – Núcleo de Braga, Coronel Amado Vareta. De salientar que o Presidente da República se fez representar nesta cerimónia pelo Tenente Coronel Pedro Cruz da Casa Militar.

Neste V Encontro de ex-Combatentes estiveram também presentes ex-militares e seus familiares, entre outros convidados e público em geral.

O encontro anual promovido pelo Núcleo de ex-Combatentes Cabeceirenses em colaboração com o Regimento de Cavalaria nº6 (RC6) de Braga contou com a realização de uma missa na Igreja do Mosteiro de S. Miguel de Refojos, celebrada pelo capelão do RC6 de Braga, seguida da cerimónia de entrega de medalhas de campanha a 39 ex-combatentes. No final, decorreu o cerimonial de deposição de coroas de flores junto ao Monumento aos Combatentes, na Rotunda dos Combatentes em Cabeceiras de Basto.

Nas suas palavras, o presidente da Assembleia Municipal, Eng. Joaquim Barreto, depois de felicitar a organização do evento, disse que esta iniciativa “é o perpetuar do esforço de todos aqueles que lutaram pela Pátria”, sublinhando, ainda, que a presença em Cabeceiras de Basto do representante do Presidente da República é “um sinal de reconhecimento pelos ex-combatentes”.

Depois de saudar os presentes e de prestar a sua homenagem aos ex-combatentes, o Comandante de RC6 destacou que “Portugal é obra de soldados”.

Após o almoço, seguiu-se uma tarde de convívio com animação musical.

Distinguidos 39 ex-Combatentes Cabeceirenses em 5.º Encontro (2)

Distinguidos 39 ex-Combatentes Cabeceirenses em 5.º Encontro (3)