Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

CABECEIRAS DE BASTO HOMENAGEIA ÁGUIAS DE ALVITE

Câmara Municipal aprova Voto de Louvor à Associação Águias de Alvite

O Executivo Municipal de Cabeceiras de Basto, aprovou por unanimidade, na sua reunião desta manhã, dia 13 de julho, atribuir um Voto de Louvor Congratulação e Regozijo à Associação Cultural e Desportiva Águias de Alvite por se ter sagrado Campeão de Infantis de futebol de 7, feito conseguido sem qualquer derrota na série K Distrital com dezasseis equipas participantes. De salientar, igualmente, que esta equipa de Infantis venceu também o Torneio do Peso da Régua e o Cabeceiras Cup.

Câmara Municipal aprova Voto de Louvor à Associação Águias de Alvite - Torneio Cabeceiras Cup

O Voto de Congratulação aprovado apresenta o seguinte teor: “a Associação Cultural e Desportiva Águias de Alvite, fundada em 9 de julho de 1992, desenvolveu, ao longo da sua ainda curta existência, diversas atividades desportivas e culturais tendo-se destacado mais, no entanto, na área do desporto, através da participação em campeonatos distritais de futebol.

Em 2012, estabeleceu com a ‘Geração Benfica’ atualmente designada ‘Escolas de Futebol Benfica’ uma parceira que visa a formação das crianças e jovens de Cabeceiras de Basto na modalidade de futebol.

Esta aposta da Associação Águias de Alvite permitiu, desde logo, avançar com a formação de algumas dezenas de crianças e jovens que, no decurso da época 2017/2018, atingiu já cerca de 100 atletas distribuídos pelos escalões de petizes, traquinas, benjamins, infantis, juvenis e iniciados.

De referir que esta atividade formativa permitiu, desde o seu início em 2012 e até aos dias de hoje, transferir para o Vitória de Guimarães 6 atletas, para o Benfica 2 atletas, para o Sporting Clube de Braga 1 atleta (já internacional) e, neste último ano, um atleta juvenil para o F. C. Porto.

Na época 2017/2018 a Associação Águias de Alvite teve inscritas e em competição na Associação de Futebol de Braga 7 equipas. De acordo com informação prestada pelo diretores da agremiação é objetivo para a próxima época inscrever uma equipa júnior e no curto prazo inscrever uma equipa sénior.

Na presente época, que terminou no final do passado mês de junho, a Associação Águias de Alvite sagrou-se Campeão de Infantis de futebol de 7, feito conseguido sem qualquer derrota na série K Distrital com dezasseis equipas participantes. Esta equipa de Infantis venceu também o Torneio do Peso da Régua e o Cabeceiras Cup.

Para além destes importantes feitos também a equipa de Traquinas venceu o Torneio Joel Cup realizado em Painzela e as equipas Benjamins, Iniciados, Juvenis A e Juvenis B classificaram-se todas num honroso terceiro lugar nas diferentes competições da A. F. de Braga em que participaram nesta época.

A Câmara Municipal considera todo o trabalho desenvolvido por esta Associação na formação de crianças e jovens, muito relevante para a promoção do desporto e da atividade física, da ocupação salutar dos tempos livres, mas também para formação da personalidade e formação cívica destes jovens atletas.

A Câmara Municipal considera ainda que os feitos desportivos alcançados, especialmente nesta época de 2017/2018, contribuíram para a afirmação do concelho e das suas gentes e para o aumento do prestígio e da imagem do concelho de Cabeceiras de Basto.

Por tudo isto, a Câmara Municipal, hoje reunida, delibera aprovar um VOTO DE LOUVOR, CONGRATULAÇÃO E REGOZIJO à Associação Cultural e Desportiva Águias de Alvite voto, este, extensivo à dedicação, ao empenho e ao abnegado trabalho dos diretores, dos técnicos, dos atletas e de todos os restantes colaboradores da Associação e seus associados”.