Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

CABECEIRAS DE BASTO CELEBRA DIA MUNDIAL DA ÁRVORE

Divulgar o papel da floresta e sensibilizar a comunidade para a sua preservação

A Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto comemora amanhã, dia 21 de março, o ‘Dia Mundial da Árvore’ em vários locais do concelho de Cabeceiras de Basto. Com esta iniciativa, pretende-se divulgar o importante papel da floresta e sensibilizar a comunidade para a sua preservação, promovendo os nossos espaços florestais incentivando à plantação de espécies autóctones.

Dia da Árvore - imagem de arquivo.JPG

O Município, em parceria com o Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto, dinamizará um conjunto de atividades que pretendem criar bons hábitos ambientais; motivar para a problemática da sustentabilidade e biodiversidade do planeta; saber respeitar e proteger a natureza; adotar comportamentos sustentáveis em relação ao ambiente; sensibilizar as crianças e toda a comunidade para a importância das árvores.

A participação ativa na preparação da reflorestação de uma parcela de terreno junto ao Posto de Fomento Cinegético de Moinhos de Rei, surge como uma das primeiras atividades na comemoração deste dia, que pretende alertar para a importância da preservação florestal. Assim no dia 21 de março, quatro turmas do Jardim de Infância da EB Padre Dr. Joaquim Santos, cerca de 100 alunos irão fazer plantações de árvores autóctones (carvalhos), naquela área.

Já os alunos da EB Prof.ª Filomena Mesquita, uma turma de 3º e outra de 4º ano (46 alunos) realizarão no Centro de Educação Ambiental de Vinha de Mouros a atividade ‘Vem conhecer a nossa fauna e flora’ através de um peddy-paper, onde serão levados a descobrir de uma forma lúdica a nossa fauna e flora reconhecendo-a e valorizando-a, treinando a destreza e rapidez de raciocínio. Pretende-se ainda fomentar o convívio entre alunos e desenvolver o espírito de equipa. Estas 2 turmas divididas por equipas tentarão resolver alguns desafios apresentados. No final haverá prémios e lembranças para todos, mas o mais importante será o enriquecimento que esta atividade poderá proporcionar aos alunos, em contacto direto com a nossa fauna e flora.

As atividades continuarão durante a tarde, com três turmas da EB Prof.ª Filomena Mesquita, onde 64 alunos realizarão uma caminhada ao longo do Circuito de Manutenção de Vinha de Mouros, onde para além da atividade desportiva poderão também apreciar e conhecer a flora local. Esta atividade terminará com a plantação de árvores autóctones (carvalho e azevinho) no parque de merendas do Centro de Educação Ambiental, por forma a reflorestar aquela área de lazer tão visitada e frequentada, principalmente durante os períodos de primavera e verão.

O Museu das Terras de Basto também promoverá uma atividade pelas 15h00 que tem como principal objetivo comemorar o Dia Mundial da Árvore e despertar o interesse da população para o cuidado do meio ambiente e dos benefícios da natureza. Com a participação dos Espaços de Convívio e Lazer de Arco de Baúlhe, Vila Nune e Pedraça dedicam este dia à área ajardinada, onde vão plantar uma tangerineira e acrescentar novas plantas ao canteiro das ervas aromáticas. Serão cerca de 37 adultos a participar nesta atividade.