Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

CABECEIRAS DE BASTO CELEBRA DIA DO TRABALHADOR COM LAVOURA TRADICIONAL

Cabeceiras de Basto assinala amanhã, dia 1 de maio, o Dia do Trabalhador, com a realização de uma lavoura à moda antiga. Uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto e pela Basto Vida com a colaboração da GNR que terá lugar na Quinta da Portela, nas imediações do centro da vila cabeceirense.

Lavoura Tradicional 2018 - cartaz

A Lavoura Tradicional tem concentração prevista, a partir das 8 horas da manhã, no Campo do Seco, junto ao Monumento ao Agricultor, altura em que será servido o ‘mata-bicho’. Pelas 8h45, ao som de cantares populares, os ‘lavradores’, de alfaias agrícolas em punho, rumam em cortejo para Quinta da Portela, local onde serão revividos e recriados os trabalhos de outrora, dando a conhecer aos mais novos a atividade rural dos nossos antepassados e simultaneamente, promovendo o intercâmbio intergeracional.

Oriundos das várias freguesias do concelho, os participantes vão desbravar a terra com o apoio de várias juntas de gado para o cultivo do milho.

A meio da manhã, será servido o pequeno-almoço composto por pataniscas, tremoços, azeitonas, figos e doces, seguindo-se a sementeira do milho para que em setembro, por altura das Festas de S. Miguel, possa ser desfolhado à moda do Minho.

No final da jornada será servido um almoço – igualmente tradicional - a todos os participantes, ao som da música popular proporcionada por vários grupos de concertinas que, à semelhança dos anos anteriores, será certamente mote para a entoação de modas e danças típicas, encerrando em clima de festa esta lavoura rica em usos e costumes, mas que o passar do tempo e o recurso às novas tecnologias vão caindo no esquecimento.