Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

CABECEIRAS DE BASTO AJUDA BOMBEIROS

Executivo Municipal atribui mais 59 mil euros ao movimento associativo. Bombeiros Cabeceirenses apoiados com 35 mil euros

O Executivo Municipal de Cabeceiras de Basto, sob a presidência de Francisco Alves, aprovou, por unanimidade, na sua última reunião, do passado dia 9 de novembro, a celebração de seis protocolos de colaboração com associações e instituições do concelho com vista ao desenvolvimento de planos sociais, desportivos, culturais e recreativos a realizar no Município de Cabeceiras de Basto, atribuindo para o efeito um total de 59 mil euros de apoios financeiros.

Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto

À Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Cabeceirenses foi atribuído um apoio financeiro no valor de 35 mil euros, ao Conselho Económico Paroquial de Arco de Baúlhe foi atribuído um apoio de 12.500 euros, ao Arco Rotações Clube e à Associação dos Festeiros do Arco (AFA) o montante de 5 mil euros a cada e à Associação Antigos Atletas Cabeceirenses e aos Cavaquinhos da Raposeira o valor de 750 euros cada.

O executivo Cabeceirense ratificou o projeto de execução do Parque de Campismo de Cabeceiras de Basto. Trata-se de um projeto que visa concluir aquele equipamento que, há uns anos atrás, começou a ser construído em Vinha de Mouros. O parque, cuja classificação proposta é de 4 estrelas, terá uma capacidade média para 150 campistas, dispondo, para além dos edifícios de apoio, de três áreas distintas – espaço para tendas, para caravanas/autocaravanas (30 lugares) e uma área de lazer.

Durante esta reunião foi igualmente aprovado, por unanimidade, apoiar mais 38 utentes da Unidade de Saúde Familiar ‘O Basto’ de Cabeceiras de Basto/ACES AVE I – Terras de Basto na deslocação ao IPO do Porto para rastreio do cancro da mama no próximo dia 20 de novembro, assumindo, assim, o Município uma das suas atribuições e competências que é apoiar iniciativas de promoção da saúde e prevenção das doenças.

Foi também aprovado um pedido de transporte solicitado pelo Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto para os alunos de História e Geografia de Portugal da Escola  Básica do Arco de Baúlhe para visitarem o Mosteiro de S. Miguel de Refojos. Aprovou mais um pedido do mesmo Agrupamento para a cedência do Auditório da Casa da Juventude para a cerimónia de entrega de diplomas aos alunos que entraram no Quadro de Mérito no ano letivo 2017/2018, agendada para o próximo dia 16 de novembro. Foi igualmente aprovada a celebração de um protocolo com o Agrupamento de Escolas para a utilização das instalações do Pavilhão Gimnodesportivo de Refojos para aulas de atividade física.

O executivo Cabeceirense ratificou, ainda, um pedido de apoio logístico do Clube de Praticantes de Motocross e Enduro de Basto para a realização de uma prova de enduro que decorreu no passado dia 4 de novembro em Cabeceiras de Basto.

Foi igualmente aprovada pelo Executivo a atribuição de 2 mil euros à Associação Patinhas Abandonadas de Vieira (APAV) para apoiar aquela associação que, ao longo deste ano, tem acolhido dezenas de canídeos provenientes do concelho de Cabeceiras de Basto.

Por unanimidade, o executivo municipal aprovou dois pedidos de certidão de desanexação de parcelas de terreno e autorizou uma operação de loteamento.

Nesta reunião, a Câmara Municipal ratificou a celebração de um protocolo de permuta e de constituição de servidão que visa a criação e acesso à ‘Área Verde e de Lazer do Rio de Ouro’, no Arco de Baúlhe, mais conhecida por praia do Caneiro. No seguimento desta decisão, ratificou também o ‘Projeto de Renaturalização das margens do Rio de Ouro no lugar do Caneiro’ para a referida praia.

De entre outros assuntos foi, ainda, atribuído mais um apoio à natalidade, aprovados dois pedidos de redução e um de isenção de taxas a três munícipes para frequência na Piscina Municipal de Refojos.