Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BRAGA RECEBE PRESIDENTE DO MUNICÍPIO DA RIBEIRA BRAVA

Ricardo Rio recebeu o Presidente do Município da Ribeira Brava, de Cabo Verde. Encontro visou discutir cooperação entre os dois Municípios

Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, recebeu esta Quarta-feira, dia 15 de Junho, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o presidente da Câmara da Ribeira Brava, da ilha de São Nicolau, em Cabo Verde, Carlos Barbosa. De visita a Portugal, o autarca da Ilha de São Nicolau veio apresentar cumprimentos à autarquia Bracarense e discutir futuras possibilidades de cooperação entre os dois Municípios.

1 (1).jpg

Na reunião mantida com o edil cabo-verdiano, Ricardo Rio destacou os “fortes laços que existem entre os dois povos e mais concretamente entre Braga e a Ilha de São Nicolau”, existindo uma geminação desde 1992. O autarca Bracarense demonstrou total disponibilidade do Município em aprofundar a colaboração com a Ribeira Brava, dando o exemplo de outro tipo de cooperações que Braga tem com outros Municípios de Cabo Verde, como o Tarrafal ou com a Ilha de Santiago, onde a Universidade do Minho desenvolveu um projecto de voluntariado internacional. Além disso, foi também destacado o importante papel que a comunidade estudantil cabo-verdiana tem nas universidades do Minho e Católica de Braga.

Carlos Barbosa destacou que a Ribeira Brava está neste momento empenhada em projectos nas áreas desportivas, da protecção civil e no desenvolvimento económico e social, fortalecendo a cooperação nestas áreas com o Município Bracarense. Ficou acordado nesta reunião que, a breve prazo, irão ser desenvolvidos contactos directos entre os diversos pelouros no sentido de desenvolver parcerias nestas e noutras áreas em que seja possível.

O Presidente da Câmara Municipal de Braga destacou também o seu empenho no estreitamento das relações internacionais e empresariais com os países africanos de língua portuguesa, sendo Cabo Verde um dos alvos prioritários neste sentido. “As empresas Bracarenses podem também ter aqui uma oportunidade de negócios, pois há investimentos a ser feitos que podem ser proveitosos para as nossas empresas”, defendeu Ricardo Rio.

São Nicolau é uma das ilhas do Barlavento de Cabo Verde. Povoada pela primeira vez no século XVI, é conhecida pelas suas montanhas e pela principal vila, Ribeira Brava, há muito sede da diocese de Cabo Verde. A sua outra vila é o porto do Tarrafal. O crescimento notório verificado despertou nas populações locais o desejo de autonomia, concretizada com a elevação da região do Tarrafal a Concelho, em 2005, resultado da desanexação de parte do território do concelho de São Nicolau, que passou a denominar-se concelho da Ribeira Brava. Esta é uma das regiões com quem Braga tem mais fortes relações em Cabo Verde.

2 (2).jpg

3 (1).jpg