Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BRAGA RECEBE FESTIVAL UNIVERSITÁRIO DE MÚSICA POPULAR

XX FUMP – Festival Universitário de Música Popular

A 20.ª edição deste evento, coorganizada pelo Grupo de Música Popular da Universidade do Minho e pelo Grupo Folclórico da Universidade do Minho, decorre de 12 a 14 de outubro e, pela primeira vez, na Avenida Central, em Braga, com uma nova roupagem, aliando sonoridades modernas às tradições locais.

putaquepareu

Na sexta, dia 12, o FUMP iniciará com Maria quê, um grupo que reinterpreta cantares tradicionais, a duas vozes fazendo recordar tempos antigos nos dias de hoje. A noite terminará com a atuação do grupo bracarense de música tradicional e popular Origem Tradicional, que celebra 40 anos de trabalho de recolha e divulgação de música tipicamente minhota.

No sábado, dia 13, o dia estará dedicado também à música tradicional portuguesa com as atuações do grupo Mar de Pedra, que chegam de Vila Real e do grupo organizador, o Grupo de Música Popular da Universidade do Minho. A noite encerrará com o músico, cantautor e multi-instrumentista bracarense Daniel Pereira Cristo, em octeto, revisitando as canções tradicionais com o seu cavaquinho.

Por fim, o domingo, dia 14, será dedicado à etnografia e folclore, sendo a novidade desta 20.ª edição. O cortejo etnográfico “Tradições d’outrora” começa na Rua D. Diogo de Sousa e irá até à Avenida Central e terá ma vertente pedagógica, na medida em que mostrará algumas tradições desde o trabalho agrícola à festa e romaria. O FUMP encerrará com um festival folclórico na Avenida Central, iniciando com o grupo organizador, o Grupo Folclórico da Universidade do Minho, seguindo-se as atuações do Grupo Folclórico da Região do Vouga (Águeda), Rancho Típico da Amorosa (Leça da Palmeira) e Grupo Etnográfico de Areosa (Viana do Castelo).