Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BRAGA PROMOVE APROXIMAÇÃO COM A COMUNIDADE UCRANIANA

‘Semana Solidariedade Ucrânia’ decorre de 7 a 11 de Dezembro

De 7 a 11 de Dezembro, Braga assinala a ‘Semana Solidariedade Ucrânia’ com um conjunto de actividades culturais e económicas que visam aproximar a comunidade ucraniana da sociedade Bracarense. As iniciativas, que decorrem sobretudo no Museu D. Diogo de Sousa, pretende juntar e ligar vários sectores de actividade, demonstrando as grandes oportunidades existentes na relação com esta comunidade do leste da Europa.

CMB30112016SERGIOFREITAS0000003788.jpg

“Pela forma como se integraram e como partilham objectivos e desafios, a vinda da comunidade ucraniana revelou-se uma mais-valia para a sociedade Portuguesa e, particularmente, para a sociedade Bracarense”, referiu Firmino Marques, vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, durante a apresentação da iniciativa que decorreu esta Quarta-feira, 30 de Novembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

O evento arranca a 7 de Dezembro com a inauguração de uma exposição de artistas ucranianos, pelas 10h00, no Museu D. Diogo de Sousa, seguindo-se a assinatura de um acordo de colaboração entre o Município de Braga e a cidade ucraniana de Ivano-Frankivsk, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, pelas 12h00. Este será um dos momentos mais importantes desta iniciativa e contará com as presenças do Embaixador da Ucrânia em Portugal e do presidente da Câmara de Ivano-Frankivsk.

No mesmo dia, os assuntos económicos estarão em destaque com a realização do Fórum de Negócios Luso-Ucraniano. No dia 8, terá lugar uma homenagem às vítimas da guerra na Ucrânia, junto do Monumento "Nebesna Sotnya», no Parque de S. João da Ponte, pelas 14h30. Também nesse dia, o Museu D. Diogo de Sousa acolherá uma Feira de Artesanato e, no dia 9, o destaque vai para os workshops com as Escolas de Braga sobre a Ucrânia e sua cultura. A ‘Semana Solidariedade Ucrânia’ termina a 11 de Dezembro, com um concerto Luso-Ucraniano, no Museu D. Diogo de Sousa, que juntará artistas dos dois países.

Este será “um momento marcante e importante no relacionamento entre a Cidade de Braga e a comunidade ucraniana”, referiu Firmino Marques, lembrando que esta comunidade tem “uma forte representação no Concelho” e que esta iniciativa vem “solidificar as relações bilaterais entre Portugal e Ucrânia e dar um grande impulso nas relações com a sociedade Bracarense”.

A apresentação da ‘Semana Solidariedade Ucrânia’ contou com a presença do Cônsul da Ucrânia no Porto, Koval Anatolii, Vasyl Bundzyak presidente do Centro Social e Cultural Luso-Ucraniano, e Luís Pedroso, presidente da União de Freguesias Maximinos Sé e Cividade, localidade que acolhe uma escola ucraniana onde ensinam a cultura e língua nativa.

Segundo estes responsáveis, a comunidade ucraniana está perfeitamente inserida na sociedade Bracarense e esta é mais uma forma de manter raízes com o seu país de origem, ao mesmo tempo que se aproximam e dão a conhecer à sociedade Bracarense.

CMB30112016SERGIOFREITAS0000003793.jpg

CMB30112016SERGIOFREITAS0000003795.jpg