Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BRAGA PREPARA FESTIVIDADES SOLENES DA SEMANA SANTA

A Comissão da Semana Santa procedeu hoje à apresentação pública, na sacristia-mor da Sé Catedral de Braga, à apresentação e lançamento do programa e cartaz da Semana Santa de Braga 2019.

Capturarbr7.PNG

A mesa era composta pelo senhor provedor da Santa Casa da Misericórdia de Braga, Dr. Bernardo Reis; o senhor provedor da Irmandade de Santa Cruz, Dr. Luis Rufo; o presidente da Câmara Municipal de Braga, Dr. Ricardo Rio; o presidente da entidade regional de turismo Porto e Norte de Portugal,  Luís Pedro Martins; o presidente da Associação Comercial de Braga, Dr. Domingos Macedo Barbosa, e presidida pelo presidente da Comissão da Quaresma e Solenidades da Semana Santa de Braga, o Rev. Cónego Avelino Marques Amorim.

Capturarbr9.PNG

Transcreve-se o comunicado que o senhor presidente da Comissão elaborou e transmitiu:

  1. A Quaresma e a Páscoa são vividas, desde tempos imemoriais, com uma intensidade e espiritualidade ímpares na cidade de Braga. E eis-nos, de novo, quase chegados à celebração do mistério fundante da fé cristã, a ressurreição de Jesus. Desde Setembro último, a Comissão da Quaresma e Solenidades da Semana Santa de Braga, vem preparando um programa, que hoje apresenta publicamente, e que, partindo da centralidade das celebrações religiosas, procura oferecer um vasto leque de outros eventos culturais e sociais, que predispõem e introduzem profundamente no mistério celebrado.
  2. Partindo da proposta pastoral da Arquidiocese para o presente ano, cuja mensagem nos convida a testemunhar a alegria da esperança que nos anima, também a identidade visual da Semana Santa deste ano, escolhida pela Comissão, procura traduzir esta virtude teologal. Expondo, em contraste e dialética, duas imagens: a imagem do Senhor, já morto, depois de abraçar a Sua paixão, e a do Senhor, já vivo, que prenuncia a Sua ressurreição, certeza que preenche a nossa esperança.

Capturarbr8.PNG

A imagem do Senhor vivo apresenta-se com um semblante sereno, contemplativo, pleno de interioridade, em que se adivinha Alguém que sabe o cálice que terá de beber, para redenção dos homens. Já a imagem do Senhor morto, depois de, voluntariamente, ter oferecido a Sua própria vida, confronta-nos com o resultado da ação dos homens que, sem saber, violentaram o seu próprio salvador! É então o denso mistério da salvação que se nos apresenta neste confronto de imagens, em que também as cores da paleta utilizada encerram um significado: o roxo da Paixão, com o ouro da majestade de Jesus.

  1. Procuramos, na fidelidade a uma tradição ancestral, a novidade que a fé nos suscita, traduzido em todo o programa cultural que oferecemos. Destacamos o concerto de terça-feira santa, este ano confiado ao decateto bracarense de metais Portuguese Brass, que interpretará uma obra inédita por eles preparada, apresentada em estreia absoluta na Sé Catedral a 16 de Abril, inspirada na Semana Santa de Braga. Ainda no âmbito musical, encerraremos as celebrações de 2019, com uma cantata mariana, confiada a Teresa Salgueiro, celebrando as alegrias de Nossa Senhora. Este concerto terá lugar na Igreja de São Paulo, a 26 de Abril, nas vésperas da festa de Nossa Senhora da Alegria, própria do Ritual Bracarense. Destaque ainda para o ciclo de cinema, que visa criar diversidade na programação e que acontece a 11, 18 e 25 de março, no Espaço Vita.
  2. A envolvência da comunidade local tem sido uma preocupação constante nos últimos anos. Queremos chegar às gerações mais jovens, tornando-os parte integrante das nossas iniciativas, para que possam assumir como protagonistas o legado histórico que a eles caberá dar continuidade. Fazemo-lo, sobretudo com as parcerias estabelecidas, particularmente, com as escolas católicas da cidade.
  3. Ainda relacionado com o tema da envolvência da comunidade e as suas tradições, decidiu a Comissão qualificar a presença das rebuçadeiras e a venda dos “rebuçados do Senhor”. Temos notado que é uma tradição que tem vindo a decair mas que a Comissão quer contrariar, fomentando condições para que as existentes possam continuar a sua atividade e até, quem sabe, atrair outras no futuro.
  4. Anunciado no ano passado, o Prémio de Investigação Cónego Jorge Coutinho, terá a sua primeira edição no presente ano, com abertura do concurso já no final deste mês. Alguns dados referentes a esta edição:
  5. a) Até 28 de fevereiro do ano ímpar: anúncio e abertura da edição correspondente;
  6. b) Até 30 de novembro do ano ímpar: receção dos trabalhos candidatos;
  7. c) Até 28 de fevereiro do ano par: validação e avaliação pelo júri;
  8. e) Semana Santa do ano par (2020): entrega do prémio em cerimónia pública.

Acreditamos que será muito difícil já nesta primeira edição obter trabalhos e candidatos, mas este lançamento visa dar notoriedade à iniciativa para que, no futuro, estes possam surgir, e em qualidade.

  1. A Comissão anuncia ainda o lançamento de uma publicação sob o título “A Semana Santa em Braga” com textos de Rui Ferreira e fotos de Hugo Delgado. Esta edição da “Opera Omnia” propõe-se ser a publicação mais importante jamais levada a efeito sobre as solenidades da Quaresma e Semana Santa de Braga.

A apresentação será feita no dia 13 de Abril na Sé Catedral.

  1. Nestes dias em que Braga é reconhecida como destino de excelência, não podemos deixar de sublinhar o papel preponderante, se não primeiro, que a Semana Santa assume. Reconhecimento disto mesmo, foi o convite a participar no primeiro fórum de cidades com celebrações da Semana Santa e Páscoa no passado mês de Setembro em Lucena (Andaluzia), onde foi debatida a utilidade de união de esforços, entre vários países, da Rede Europeia de Celebrações da Páscoa e Semana Santa; e a escolha da cidade de Braga para acolher o II Fórum desta Rede, a 18 e 19 de Março próximo, onde, será assinada a Acta Fundacional desta associação, para uma candidatura conjunta a Itinerário Cultural da União Europeia.

Em jeito de conclusão, queremos agradecer aos órgãos de comunicação social todo o apoio prestado na divulgação do programa da Quaresma e Semana Santa. Porque ele se destina a todos quantos queiram celebrar e viver convenientemente esta quadra cristã, e ultrapassa em muito os momentos aqui evocados, como poderão comprovar pelo material distribuído, e na página oficial desta comissão (semanasantabraga.com), com uma plêiade de propostas culturais, procissões e celebrações do tríduo pascal.

Capturarbr3.PNG

Animacao_de_Rua_SemanaSantaBraga.jpg

Capturarbr1.PNG

Capturarbr2.PNG

Capturarbr4.PNG

Capturarbr5.PNG

Capturarbr6.PNG

Capturarbr10.PNG

Capturarbr11.PNG

Capturarbr12.PNG