Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BRAGA PREMEIA CRIATIVIDADE DOS ALUNOS NOS CONCURSOS DE NATAL

Entrega de prémios decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho

A criatividade dos alunos Bracarenses esteve em especial evidência no XII Concurso ´Eco-Natal´, no XXIV Concurso de Presépios, no Concurso Liga-te e no Concurso ´Presépios de Rua´. Estas foram acções desenvolvidas pelo Município de Braga durante o período natalício e que tiveram como objectivo estimular o engenho das crianças e jovens do Concelho. Os prémios relativos a estes concursos natalícios foram entregues hoje, dia 6 de Janeiro, numa cerimónia que teve lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

CMB06012016SERGIOFREITAS00000066

Lídia Dias, vereadora da Cultura, realçou a qualidade dos projectos apresentados e o envolvimento de toda a comunidade nos mesmos. “É uma forma de se viverem os valores que a quadra natalícia evoca, num trabalho de partilha entre Município, Escolas, alunos, professores e pais que é muito interessante e que, como é visível nos trabalhos que foram a concurso, teve um resultado final feliz”, afirmou.

Por seu turno, Altino Bessa, vereador do Ambiente, sublinhou que está a ser feito, junto dos jovens, um esforço de sensibilização para as questões ambientais, sendo este o intuito principal do Concurso Eco-Natal.

CMB06012016SERGIOFREITAS00000059

“Esta foi também uma oportunidade para, paralelamente, promover a entrega do livro resultante do concurso nacional infanto-juvenil promovido pela Marlisco, que proporcionou a alunos de todo o país o contacto com a temática do Lixo Marinho. O livro contém um conto apresentado pelos alunos de Gualtar”, disse, adiantando que será ainda entregue às Escolas do Concelho o Calendário 2016 das Eco-Escolas, constituído por desenhos alusivos a cada estação do ano e que reflectem preocupações ambientais.

XII ´Concurso Eco-Natal´

O concurso Eco-Natal, que promoveu construções com recurso a materiais recicláveis e reutilizados, teve como público-alvo as escolas do 1.º, 2.º e 3.º ciclo e instituições com Actividades de Tempos Livres (ATL). Os trabalhos estiveram em exposição na Casa dos Crivos e no Posto de Turismo.

Os prémios foram divididos em três categorias. Para a categoria EB1, o grande vencedor foi a APPACDM/Escola de Educação Especial de Gualtar. Em segundo lugar ficou a EDIFACOOP-Cooperativa de Educação do Indivíduo, Formação e Apoio CRL de Sequeira, e o terceiro prémio foi atribuído à EB1 de Real.

CMB06012016SERGIOFREITAS00000047

Na categoria EB2,3, o júri do concurso atribuiu o primeiro prémio ao Externato Infante D. Henrique, sendo que a EB2,3 de Gualtar arrecadou o segundo lugar da categoria, seguindo-se da EB2,3 de Celeirós com o terceiro prémio.

Quanto à categoria ATL, o Instituto D. João Novais e Sousa foi contemplado com o primeiro prémio, seguindo-se o Centro Social e Paroquial de Sobreposta e o Patronato Nossa Senhora da Luz, com o segundo e terceiro prémios respectivamente.

XXIV ´Concurso de Presépios´

A edição deste ano do Concurso de Presépios contou com a participação de 15 instituições Bracarenses.

O júri atribuiu o 1.º Prémio ao presépio da Escola Básica 2,3 André Soares. O 2.º lugar foi atribuído ao Patronato Nossa Senhora da Luz, enquanto em terceiro lugar ficaram, ex aequo, a Associação Paralisia Cerebral de Braga e a Escola Básica 2,3 Frei Caetano Brandão.

Os prémios são revertidos em visitas guiadas com o apoio da Fundação Serralves, Museu Interactivo, Worl of Discoveries e Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia.

Concurso ´Liga-te´

O ´Liga-te´ foi um concurso dirigido a Escolas do 1º Ciclo e Jardins-de-Infância do Concelho que consistiu numa instalação artística de rua em forma de velas, dado este ser um dos símbolos do natal que representa a luz e a esperança. Os trabalhos estiveram expostos na Tenda de Natal. O 1º Lugar foi atribuído à EB 1 de Nogueira, o 2º prémio ao JI de Vimieiro e, em 3ª lugar, ficaram o Conservatório de Música Calouste Gulbenkian Gulbenkian e o Centro Escolar do Fujacal.

Concurso ´Presépios de Rua´

Este concurso foi dirigido às Escolas Profissionais e Secundários do Concelho, potenciando a realização de projectos de maior dimensão relacionados com a área de estudo dos alunos. Os trabalhos estiveram em exposição na Tenda de Natal. O primeiro lugar foi atribuído ao Curso Design de Moda da EsproMinho, o 2º ao Curso Gestão de Equipamentos Informáticos da EsproMinho e o 3º ao Curso Profissional Técnico de Design da Escola Secundária Carlos Amarante.

CMB06012016SERGIOFREITAS00000041