Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BRAGA: PAÇOS DO CONCELHO SÃO UM EXEMPLAR DA ARQUITECTURA BARROCA DO MINHO

A Câmara Municipal é o órgão executivo colegial de cada um dos municípios de Portugal. Por extensão, o termo "Câmara Municipal" também se refere ao conjunto dos departamentos e serviços da administração municipal. Designa, também, o edifício sede de um município, sendo, no caso da imagem hoje veiculada, o objecto fotográfico principal.

188317004_4395767633787723_3827354482844671771_n.j

O actual edifício da Câmara Municipal de Braga, que veio substituir o anterior, renascentista, foi construído entre os anos de 1753 e 1756, a expensas do Senado da cidade e por vontade expressa do Arcebispo D. José de Bragança, irmão legitimado do rei D. João V (SMITH, 1973, p. 506). O seu traçado foi concebido por André Soares, artista natural de Braga e principal nome do barroco minhoto, celebrizado pelos seus traços de arquitectura e talha. Responsável pela dinamização da construção civil e religiosa de Braga, durante os meados do século XVIII, Soares realizou, igualmente, uma notável intervenção urbanística na cidade (SERRÃO, 2003, p. 269).

Implantado no denominado Campo de Touros, o edifício da Câmara define, juntamente com o Paço do Arcebispo (igualmente concebido por Soares), o eixo central de uma praça, em que prevalece um forte sentido cenográfico.

Em termos de planta, a opção é muito semelhante à da Casa do Raio, destacando-se, ao centro, a escadaria nobre com patamar. As restantes divisões desenvolvem-se lateralmente à escada. O patamar é iluminado por janelas, cuja colocação revela a importância do claro-escuro e dos contrastes sugeridos, o que traduz a preocupação com a manipulação da luz por parte do arquitecto (PEREIRA, 1989, p. 456).

Esta foto do arquivo Photografia Alliança data de 1950, período que antecede a colocação da Fonte do Pelicano na Praça do Município, facto evidente na imagem. Ao centro, observa-se o movimento de indivíduos vestidos a rigor na entrada do edifício sede do Município Bracarense. No sector esquerdo da película estão em evidência os jardineiros que aí laboram e alguma azáfama junto da tabacaria Pinto. Estacionadas na rua, ao centro, estão duas motorizadas que contrastam com o Volkswagen “Carocha” que parece querer escapar da imagem.

Fonte: Câmara Municipal de Braga