BRAGA JUNTA NO PARQUE DA PONTE MEIO MILHAR DE FOLCLORISTAS
7º Encontro de Amigos Folcloristas realizou-se em Braga
Cerca de 500 folcloristas dançaram no Parque da Ponte, em mais um momento de comemoração dos 25 anos do Grupo Folclórico da Universidade do Minho.
Criado em 2012, o 7.º Encontro de Amigos Folcloristas passou pelo Parque da Ponte, em Braga, inserido no programa comemorativo do 25.º aniversário do Grupo Folclórico da Universidade do Minho (GFUM). Desta forma, reuniram-me cerca de 500 elementos de grupos folclóricos que vieram do Norte a Sul do país, Açores, Madeira e ainda das comunidades portuguesas no estrangeiro.
Um dia de convívio, sem trajes, em que a dança foi o fator de união de todos os grupos participantes com várias oficinas de dança, desde Ponte de Lima a Leiria, passando por Arouca e Braga, mostrando semelhanças entre os passos ensinados. Assim, esta iniciativa integrou o “B de Dança”, comemorações do Dia Internacional da Dança, do Município de Braga
Este encontro serviu também de prova gastronómica das diferentes regiões representadas, no habitual almoço com farnéis trazidos por todos os elementos. No final, ainda houve tempo para uma oficina de canto polifónico, de instrumentos de cordas e também de jogos tradicionais.
As próximas edições do encontro já têm locais confirmados: 2019 em Arrimal (Leiria), 2020 em Forjães (Esposende), 2021 em Arouca e 2022 em Arões (Fafe), evidenciando a importância que os grupos já dão ao encontro como único momento do ano em que podem deixar os trajes em casa e estar perto das amizades criadas pelo mundo folclórico.
O GFUM continua as suas comemorações dos 25 anos, durante o mês de maio, preparando o Dia Nacional do Folclore Português que terá espaço no Braga Parque, seu patrocinador oficial e, também, a sua participação nas Festas de São João, momento importante para este grupo, marcando a sua data de fundação.
P’lo GFUM,
André Marcos